Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)

segunda-feira, 2 de março de 2015

Hebreus 1 a 4 (dia 286)

HEBREUS 1

Jesus Cristo, a perfeita revelação de Deus


1 Antigamente, por meio dos profetas, Deus falou muitas vezes e de muitas maneiras aos nossos antepassados, 2 mas nestes últimos tempos ele nos falou por meio do seu Filho. Foi ele quem Deus escolheu para possuir todas as coisas e foi por meio dele que Deus criou o Universo. 3 O Filho brilha com o brilho da glória de Deus e é a perfeita semelhança do próprio Deus. Ele sustenta o Universo com a sua palavra poderosa. E, depois de ter purificado os seres humanos dos seus pecados, sentou-se no céu, do lado direito de Deus, o Todo-Poderoso.






O Filho e os anjos


4 Assim Deus fez com que o Filho fosse superior aos anjos e lhe deu um nome que é superior ao nome deles. 5 Pois Deus nunca disse a nenhum dos seus anjos:


Você é o meu Filho;
hoje eu me tornei o seu Pai.”


E também não disse a respeito de nenhum anjo:


Eu serei o Pai dele,
e ele será o meu Filho.”

[Ver Sl 2:7; 2 Sm 7:14 e 1 Cr 17:13]


6 Porém, quando Deus enviou ao mundo o seu primeiro Filho, ele disse:


Que todos os anjos de Deus o adorem.”

[Ver Dt 32:43 - LXX]


7 A respeito dos anjos Deus disse:


“Deus faz com que os seus anjos
    se tornem ventos
e os seus servidores, chamas de fogo.”

[Ver Sl 104:4 - LXX]


8 Mas a respeito do Filho ele disse:


“O teu Reino, ó Deus, vai durar
    para todo o sempre.
Tu governarás o teu povo com justiça.
9 Tu amas o bem e odeias o mal.
Foi por isso que Deus, o teu Deus,
    te escolheu
e te deu a alegria de receber
    uma honra muito maior
    do que a dos teus companheiros.”

[Ver Sl 45:6-7]


10 E as Escrituras também dizem:


“Tu, Senhor, no começo criaste a terra
e, com as tuas próprias mãos,
    fizeste os céus.
11 A terra e o céu vão acabar,
    mas tu viverás para sempre.
Eles ficarão velhos como roupa;
12 tu os dobrarás como se dobra um casaco,
e serão trocados como se troca de roupa.
Mas tu és sempre o mesmo,
e a tua vida não tem fim.”

[Ver Sl 102:25-27]


13 Deus nunca disse a nenhum dos seus anjos:


“Sente-se do meu lado direito,
até que eu ponha os seus inimigos
    como estrado debaixo dos seus pés.”

[Ver Sl 110:1]


14 Então, o que são os anjos? Todos eles são espíritos que servem a Deus, os quais ele envia para ajudar os que vão receber a salvação.






HEBREUS 2

A grande salvação


1 Por isso devemos prestar mais atenção nas verdades que temos ouvido, para não nos desviarmos delas. 2 Não há dúvida de que a mensagem que foi dada por meio dos anjos é verdadeira; e aqueles que não a seguiram nem foram obedientes a ela receberam o castigo que mereciam. 3 Sendo assim, como é que nós escaparemos do castigo se desprezarmos uma salvação tão grande? Primeiro, o próprio Senhor Jesus anunciou essa salvação; e depois aqueles que a ouviram nos provaram que ela é verdadeira. 4 Ao mesmo tempo, por meio de sinais de poder, maravilhas e muitos tipos de milagres, Deus confirmou o testemunho deles. E, de acordo com a sua vontade, distribuiu também os dons do Espírito Santo.






Jesus Cristo, o Salvador


5 Pois Deus não deu aos anjos o poder de governar o mundo novo que está por vir, o mundo do qual estamos falando. 6 Pelo contrário, em alguma parte das Escrituras Sagradas alguém afirma:


“Que é um simples ser humano, ó Deus,
    para que penses nele?
Que é o ser mortal
    para que te preocupes com ele?
7 Tu o colocaste por pouco tempo
    em posição inferior à dos anjos,
tu lhe deste a glória e a honra
    de um rei
8 e puseste todas as coisas
    debaixo do domínio dele.”


Quando se diz que Deus pôs “todas as coisas debaixo do domínio dele”, isso quer dizer que nada ficou de fora. Porém não vemos o ser humano governando hoje todas as coisas. [Ver Sl 8:4-6] 9 Mas nós vemos Jesus fazendo isso. Por um pouco de tempo ele foi colocado em posição inferior à dos anjos, para que, pela graça de Deus, ele morresse por todas as pessoas. Agora nós o vemos coroado de glória e de honra por causa da morte que ele sofreu. 10 Pois Deus, que cria e sustenta todas as coisas, fez o que era apropriado e tornou Jesus perfeito por meio do sofrimento. Deus fez isso a fim de que muitos, isto é, os seus filhos, tomassem parte na glória de Jesus. Pois é Jesus quem os guia para a salvação.


11 Jesus purifica as pessoas dos seus pecados; e todos, tanto ele como os que são purificados, têm o mesmo Pai. É por isso que Jesus não se envergonha de chamá-los de irmãos. 12 Como ele diz:


“Ó Deus, eu falarei a respeito de ti
    aos meus irmãos
e te louvarei na reunião do povo.”

[Sl 22:22]


13 Diz também:


“Eu confiarei nele.”

[Ver Is 8:17]


E diz ainda:


“Aqui estou eu com os filhos que Deus me deu.”

[Ver Is 8:18]


14 Os filhos, como ele os chama, são pessoas de carne e sangue. E por isso o próprio Jesus se tornou igual a eles, tomando parte na natureza humana deles. Ele fez isso para que, por meio da sua morte, pudesse destruir o Diabo, que tem poder sobre a morte. 15 E também para libertar os que foram escravos toda a sua vida por causa do medo da morte. 16 É claro que ele não veio para ajudar os anjos. Em vez disso, como dizem as Escrituras: “Ele ajuda os descendentes de Abraão.” [Ver Is 41:8-9] 17 Isso quer dizer que foi preciso que Jesus se tornasse em tudo igual aos seus irmãos a fim de ser o Grande Sacerdote deles, bondoso e fiel no seu serviço a Deus, para que os pecados do povo fossem perdoados. 18 E agora Jesus pode ajudar os que são tentados, pois ele mesmo foi tentado e sofreu.






HEBREUS 3

Jesus e Moisés


1 Meus irmãos na fé, vocês que também foram chamados por Deus, olhem para Jesus, que Deus enviou para ser o Grande Sacerdote da fé que professamos. 2 Pois ele foi fiel a Deus, que o escolheu para esse serviço, assim como Moisés foi fiel no seu trabalho em toda a casa de Deus. [Ver Nm 12:7] 3 Assim como a pessoa que constrói uma casa é mais importante do que a casa, assim, também, Jesus é mais importante do que Moisés. 4 Uma casa tem de ser construída por alguém, mas Deus é o construtor de tudo o que existe. 5 E Moisés foi um servo fiel no seu trabalho na casa de Deus e falou das coisas que Deus ia dizer no futuro. 6 Mas Cristo é fiel como Filho, que dirige a casa de Deus. E nós seremos a sua casa se conservarmos a nossa coragem e a nossa confiança naquilo que esperamos.






O descanso do povo de Deus


7 Por isso, como diz o Espírito Santo:


“Se hoje vocês ouvirem a voz de Deus,
8 não sejam teimosos
    como foram os seus antepassados
quando se revoltaram contra ele,
no dia em que eles o puseram à prova
    no deserto.
9 Ali os antepassados de vocês
    me desafiaram e me puseram à prova,
embora eles tivessem visto o que eu fiz
    durante quarenta anos.
10 Por isso fiquei irritado com aquela gente
    e disse:
‘Eles são gente de coração perverso
e não querem obedecer
    aos meus mandamentos.’
11 Eu fiquei irado e fiz este juramento:
‘Eles nunca entrarão na Terra Prometida,
    onde eu lhes teria dado descanso!’ ”

[Ver Sl 95:7-11]


12 Meus irmãos, cuidado para que nenhum de vocês tenha um coração tão mau e descrente, que o leve a se afastar do Deus vivo. 13 Pelo contrário, enquanto esse “hoje” de que falam as Escrituras Sagradas se aplicar a nós, animem uns aos outros, a fim de que nenhum de vocês se deixe enganar pelo pecado, nem endureça o seu coração. 14 Pois seremos companheiros de Cristo se continuarmos firmes até o fim na confiança que temos tido desde o princípio.


15 É isso o que as Escrituras Sagradas dizem:


“Se hoje vocês ouvirem a voz de Deus,
não sejam teimosos
    como foram os seus antepassados
quando se revoltaram contra ele.”

[Ver Sl 95:7-8 - LXX]


16 Quem foi que ouviu a voz de Deus e se revoltou contra ele? Foram todos os que Moisés tirou do Egito. 17 Com quem foi que Deus se irritou durante quarenta anos? Foi com os que pecaram e caíram mortos no deserto. 18 E de quem é que Deus estava falando quando fez este juramento: “Eles nunca entrarão na Terra Prometida, onde eu lhes teria dado descanso”? Ele estava falando das pessoas que se revoltaram. [Ver Nm 14:1-35] 19 Portanto, vemos que elas não puderam entrar na Terra Prometida porque não tiveram fé.






HEBREUS 4


1 Deus nos deixou a promessa de que podemos receber o descanso de que ele falou. Portanto, tenhamos muito cuidado para que Deus não julgue que algum de vocês tenha falhado, deixando assim de receber esse descanso. 2 Pois, assim como aquelas pessoas ouviram, também nós ouvimos a boa notícia. Elas ouviram a mensagem, porém ela não lhes fez nenhum bem porque, quando a ouviram, não a receberam com fé. 3 Portanto, nós, os que cremos, recebemos o descanso prometido por Deus, como ele mesmo disse:


“Eu fiquei irado e fiz este juramento:
‘Eles nunca entrarão na Terra Prometida,
    onde eu lhes teria dado descanso!’ ”


Ele disse isso, embora o seu trabalho já estivesse terminado desde o tempo em que havia criado o mundo. [Ver Sl 95:11] 4 Pois a respeito do sétimo dia está escrito o seguinte em alguma parte das Escrituras Sagradas: “No sétimo dia Deus descansou de todo o trabalho que ele havia feito.” [Ver Gn 2:2] 5 E o mesmo assunto é repetido: “Eles nunca entrarão na Terra Prometida, onde eu lhes teria dado descanso.” [Ver Sl 95:11] 6 Aqueles que foram os primeiros a ouvir a boa notícia não tiveram fé e por isso não receberam esse descanso. Portanto, há outros que vão recebê-lo. 7 A prova disso é que Deus marca outro dia, chamado “hoje”. Ele falou disso, muitos anos depois, por meio de Davi, no trecho das Escrituras já citado:


“Se hoje vocês ouvirem a voz de Deus,
    não sejam teimosos.”

[Ver Sl 95:7-8 - LXX]


8 Se Josué tivesse dado ao povo esse descanso, Deus não teria falado mais tarde a respeito de outro dia. [Ver Dt 31:7; Js 22:4] 9 Assim ainda fica para o povo de Deus um descanso, como o descanso de Deus no sétimo dia. 10 Porque quem receber o descanso que Deus prometeu vai descansar de todos os seus trabalhos, assim como Deus descansou dos trabalhos dele. [Ver Gn 2:2] 11 Portanto, façamos tudo para receber esse descanso, e assim nenhum de nós deixará de recebê-lo, como aconteceu com aquelas pessoas, por terem se revoltado. 12 Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas. 13 Não há nada que se possa esconder de Deus. Em toda a criação, tudo está descoberto e aberto diante dos seus olhos, e é a ele que todos nós teremos de prestar contas.






Cristo, o Grande Sacerdote eterno


14 Portanto, fiquemos firmes na fé que anunciamos, pois temos um Grande Sacerdote poderoso, Jesus, o Filho de Deus, o qual entrou na própria presença de Deus. 15 O nosso Grande Sacerdote não é como aqueles que não são capazes de compreender as nossas fraquezas. Pelo contrário, temos um Grande Sacerdote que foi tentado do mesmo modo que nós, mas não pecou. 16 Por isso tenhamos confiança e cheguemos perto do trono divino, onde está a graça de Deus. Ali receberemos misericórdia e encontraremos graça sempre que precisarmos de ajuda.
  


___

Nova Traduҫão na Linguagem de Hoje 2000 (NTLH) Copyright 2000 Sociedade Bíblica do Brasil. Todos os direitos reservados / All rights reserved.


Nenhum comentário:

Postar um comentário