Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)

sábado, 23 de abril de 2011

Levítico 1 a 2 (dia 23) + Êxodo 39 a 40

LIVRO DE ÊXODO - CAPÍTULO 39

As roupas dos sacerdotes

(Êxodo 28:1-5)

Com fios de lã azul, púrpura e vermelha foram feitas as roupas sagradas que os sacerdotes deveriam usar quando servissem no Lugar Santo.

As roupas de sacerdote para Arão foram feitas como o SENHOR havia ordenado a Moisés.



O manto sacerdotal

(Êxodo 28:6-14)

* Fizeram o manto sacerdotal de fios de lã azul, púrpura e vermelha, de linho fino e de fios de ouro.

* Fizeram lâminas finas de ouro batido, que foram cortadas em fios para serem tecidos com o linho fino e com os fios de lã azul, púrpura e vermelha.

* Fizeram duas alças para o manto, as quais foram presas nos seus dois lados.

* O cinto, que passava pela cintura do manto, formava uma só peça com ele e era feito dos mesmos materiais, como o SENHOR havia ordenado a Moisés.

* As pedras de ágata foram preparadas e montadas em engastes de ouro.

* E, com muita habilidade, gravaram nas pedras os nomes dos filhos de Jacó.

* Colocaram essas pedras nas alças do manto sacerdotal para representarem as doze tribos do povo de Israel, como o SENHOR havia ordenado a Moisés.



O peitoral

(Êxodo 28:15-30)

O peitoral foi feito como o manto sacerdotal. Eles o fizeram de fios de lã azul, púrpura e vermelha e de linho fino enfeitado com bordados. O peitoral era quadrado e dobrado em dois. Media um palmo de comprimento por um palmo de largura.

Nele foram colocadas quatro carreiras de pedras preciosas.
* Na primeira puseram um rubi, um topázio e uma granada;
* na segunda carreira puseram uma esmeralda, uma safira e um diamante;
* na terceira puseram uma turquesa, uma ágata e uma ametista;
* e na quarta, um berilo, um ônix e um jaspe.

Essas pedras foram montadas em engastes de ouro. Em cada uma dessas pedras estava gravado o nome de um dos filhos de Jacó, para representar as doze tribos de Israel.

* Com fios de ouro puro trançados fizeram cordões para o peitoral.

* Fizeram também duas argolas de ouro e as prenderam nas pontas da parte de cima do peitoral.

* Passaram os dois cordões de ouro nas duas argolas e prenderam as duas pontas dos cordões nos dois engastes de ouro do peitoral, que foram presos nas duas alças do manto, na parte da frente.

* Fizeram outras duas argolas de ouro e as prenderam nas duas pontas de baixo do peitoral, na borda do lado de dentro do manto.

* Fizeram mais duas argolas de ouro e as prenderam nas pontas das duas alças do manto, embaixo, na frente dele, perto da costura e acima do cinto.

Como o SENHOR havia ordenado a Moisés, com um cordão azul eles prenderam as argolas do peitoral nas argolas do manto para que o peitoral ficasse preso acima do cinto e não se soltasse.



As outras roupas dos sacerdotes

(Êxodo 28:31-43)

* A sobrepeliz, roupa que vai por cima do manto sacerdotal, era tecida inteiramente de fios de lã azul.

* No meio dela havia uma abertura para a cabeça. Essa abertura era rematada com uma tira de malha para que não se rasgasse.

* Em volta de toda a barra da sobrepeliz colocaram aplicações em forma de romãs, feitas de linho fino e de fios de lã azul, púrpura e vermelha.

* Fizeram também sininhos de ouro puro e os puseram entre uma romã e outra. Desse modo a barra da sobrepeliz ficou enfeitada com uma carreira de sininhos intercalados com romãs, da seguinte maneira: um sininho, uma romã, outro sininho, outra romã, conforme o SENHOR havia ordenado a Moisés.

* Fizeram túnicas de linho para Arão e os seus filhos, e a mitra, os chapéus, os calções de linho e o cinto tecido de linho fino e de fios de lã azul, púrpura e vermelha, enfeitado com bordados, conforme o SENHOR havia ordenado a Moisés.

* Fizeram ainda de ouro puro uma placa para a coroa sagrada e nela gravaram a seguinte frase: "Separado para o SENHOR." E amarraram a placa com um cordão de lã azul, para prendê-la na parte de cima da mitra, como o SENHOR havia ordenado a Moisés.



O final do trabalho

(Êxodo 35:10-19)

Todo o trabalho da Tenda da Presença de Deus foi acabado.

Os israelitas fizeram tudo como o SENHOR havia ordenado a Moisés.

* Eles levaram a Moisés a Tenda e todo o seu equipamento, os prendedores, as armações, as travessas, os postes e as bases.

* Levaram a cobertura de peles de carneiro tingidas de vermelho, a cobertura de peles finas, a cortina que separava o Lugar Santíssimo do Lugar Santo, a arca da aliança com as placas de pedra, os cabos e a tampa da arca.

* Levaram a mesa e todo o seu equipamento; os pães oferecidos a Deus; o candelabro de ouro puro, as suas lamparinas, todo o seu equipamento e o azeite para as lamparinas.

* Levaram o altar de ouro, o azeite de ungir, o incenso cheiroso, a cortina da entrada da Tenda, o altar de bronze com a sua grelha, os seus cabos e todo o seu equipamento; e a pia com o seu suporte.

* Levaram as cortinas do pátio, os seus postes e as suas bases; a cortina da entrada do pátio e as suas cordas; as estacas da Tenda e todo o equipamento para ser usado nela.

* Levaram as roupas vistosas para os sacerdotes usarem no Lugar Santo, isto é, as roupas sagradas do sacerdote Arão e dos seus filhos.

Os israelitas fizeram todo o trabalho como o SENHOR havia ordenado a Moisés.

Moisés examinou cada coisa e viu que eles tinham feito tudo de acordo com o que o SENHOR havia ordenado. Então Moisés os abençoou.



LIVRO DE ÊXODO - CAPÍTULO 40

A consagração da Tenda da Presença de Deus

O SENHOR Deus disse a Moisés:
- No dia primeiro do primeiro mês, arme a Tenda da Presença de Deus. Coloque na Tenda a arca da aliança, onde estão guardadas as placas com os dez mandamentos; e ponha a cortina na frente da arca. Ponha dentro da Tenda a mesa e coloque em ordem as coisas que estão sobre ela. Ponha dentro da Tenda o candelabro e monte as lamparinas. Ponha o altar de ouro para queimar incenso na frente da arca da aliança e pendure a cortina na entrada da Tenda. E na frente da Tenda coloque o altar de queimar os sacrifícios. Ponha a pia entre a Tenda e o altar e encha com água. Depois arme o pátio ao redor da Tenda e pendure a cortina na sua entrada.

- Então pegue o azeite de ungir e unja a Tenda e tudo o que estiver nela; desse modo, você a separará para mim, e ela ficará sagrada. Depois você ungirá o altar das ofertas a serem completamente queimadas e todos os seus utensílios; assim o altar ficará separado para mim e será muito sagrado. Do mesmo jeito você ungirá a pia com o seu suporte e a separará para mim.

- Leve Arão e os filhos dele para a entrada da Tenda e mande que se lavem. Vista Arão com as suas roupas de sacerdote, unja-o e o separe para mim a fim de que me sirva como sacerdote. Traga os filhos dele e vista neles as túnicas. Em seguida você os ungirá, como ungiu o pai deles, para que me sirvam como sacerdotes. Isso fará com que sejam sacerdotes para sempre.

Moisés fez tudo como o SENHOR havia ordenado.

E assim, no dia primeiro do primeiro mês, quase um ano depois que os israelitas saíram do Egito, a Tenda da Presença de Deus foi armada.


* Moisés colocou as bases, as armações e as travessas e levantou os postes.

* Ele estendeu a cobertura sobre a Tenda e colocou a cobertura de fora por cima dela, como o SENHOR havia ordenado.

* Depois pegou as duas placas de pedra e as colocou dentro da arca da aliança.

* Enfiou os cabos nas argolas da arca e colocou a tampa nela.

* Então pôs a arca na Tenda e, como o SENHOR havia ordenado, pendurou a cortina entre o Lugar Santo e o Lugar Santíssimo para que ninguém pudesse ver a arca.

* Moisés pôs a mesa na Tenda, no lado norte, do lado de fora da cortina, e colocou sobre ela os pães oferecidos a Deus, o SENHOR, como ele havia ordenado.

* Moisés pôs o candelabro na Tenda, no lado sul, em frente da mesa e ali, na presença do SENHOR, ele acendeu as lamparinas, como o SENHOR havia ordenado.

* Pôs o altar de ouro na Tenda, em frente da cortina, e queimou o incenso cheiroso, como o SENHOR havia ordenado.

* Pendurou a cortina na entrada da Tenda e ali, em frente da cortina, colocou o altar para as ofertas que seriam completamente queimadas.

* Em cima do altar ele apresentou as ofertas a serem queimadas e as ofertas de cereais, como o SENHOR havia ordenado.

* Pôs a pia entre a Tenda e o altar e a encheu com água.

* Nela Moisés, Arão e os filhos de Arão lavavam os pés todas as vezes que entravam na Tenda ou iam até o altar, como o SENHOR havia ordenado.

* Moisés armou o pátio em volta da Tenda e do altar e pendurou a cortina na entrada do pátio.

E assim ele terminou todo o trabalho.



A nuvem cobra a Tenda

(Números 9:15-23)

Então a nuvem cobriu a Tenda, e ela ficou cheia da glória de Deus, o SENHOR; por isso Moisés não pôde entrar nela.

Os israelitas levavam o seu acampamento de um lugar para outro somente quando a nuvem se levantava de cima da Tenda. Mas, se a nuvem não se levantava, os israelitas não saíam dali até o dia em que ela se levantava.

Em todas as suas viagens, eles podiam ver, durante o dia, a nuvem da presença do SENHOR em cima da Tenda; e, durante a noite, viam o fogo queimando em cima dela.



LIVRO DE LEVÍTICO - CAPÍTULO 1

O SENHOR Deus chamou Moisés e de dentro da Tenda Sagrada mandou que ele desse aos israelitas as seguintes leis a respeito dos sacrifícios:



Animais completamente queimados no altar

* Quando um homem oferecer um animal em sacrifício a Deus, o SENHOR, ele poderá escolhê-lo do seu gado ou do seu rebanho de ovelhas e cabras.

* Se ele oferecer um animal do seu gado para ser completamente queimado no altar, então deverá ser um touro sem defeito.

* Para que o SENHOR o aceite, o homem levará o touro até a entrada da Tenda Sagrada.

* Ali ele porá a mão na cabeça do animal a fim de que seja aceito como sacrifício para conseguir o perdão dos seus pecados.

* O homem matará o touro ali na frente da Tenda Sagrada, e os sacerdotes, que são descendentes de Arão, oferecerão ao SENHOR o sangue do animal e depois borrifarão com ele os quatro lados do altar que está na frente da Tenda.

* Em seguida o homem tirará o couro do animal e depois cortará o corpo em pedaços.

* Os sacerdotes acenderão fogo em cima do altar, arrumarão a lenha sobre o fogo e colocarão sobre ela os pedaços do touro, a cabeça e a gordura que cobre os intestinos.

* O homem lavará os miúdos e as pernas do animal, que também serão queimados no altar.

* O sacerdote queimará o touro todo como um sacrifício que tem um cheiro agradável a Deus, o SENHOR.

* Se o homem oferecer em sacrifício a Deus um carneiro ou um cabrito, o animal deverá ser um macho sem defeito.

* O homem matará o animal na presença do SENHOR no lado norte do altar, e os sacerdotes borrifarão os quatro lados do altar com o sangue.

* Em seguida ele cortará o animal em pedaços, e o sacerdote os colocará, junto com a cabeça e a gordura que cobre os intestinos, no fogo que está em cima do altar.

* O dono do animal lavará os miúdos e as pernas, e estes também serão oferecidos em sacrifício.

* O animal todo será queimado como um sacrifício que tem um cheiro agradável ao SENHOR.

* Se a oferta queimada que o homem oferece ao SENHOR for uma ave, então ele deverá trazer uma rolinha ou um pombinho.

* O sacerdote levará a ave para o altar, tirará a cabeça e a queimará no altar.

* Em seguida deixará o sangue da ave escorrer no lado do altar.

* Depois tirará o papo com o que estiver dentro e o jogará no monte de cinzas que fica no lado leste do altar.

* Então pegará a ave pelas asas e a abrirá, sem a partir em duas partes, e a queimará no altar.

* A ave toda será queimada como um sacrifício que tem um cheiro agradável a Deus, o SENHOR.



LIVRO DE LEVÍTICO - CAPÍTULO 2

Oferta de cereais

* Quando um homem oferecer cereais ao SENHOR Deus, deverá moer o cereal, tirando dele a melhor farinha.

* Depois de misturar azeite e incenso na farinha, ele a entregará aos sacerdotes, que são descendentes de Arão.

* Um dos sacerdotes pegará um punhado da farinha com o azeite e o incenso e o queimará no altar para lembrar que a oferta toda é dada a Deus. É uma oferta de alimento que tem um cheiro agradável ao SENHOR.

* O resto da oferta de cereais é dos sacerdotes, que são descendentes de Arão; é a parte mais sagrada, pois foi tirada da oferta dada a Deus, o SENHOR.

* Se a oferta de cereais forem pães assados no forno, eles deverão ser feitos da melhor farinha, mas sem fermento.

* Os pães podem ser grandes, feitos de farinha misturada com azeite, ou então pequenos e achatados, passando-se um pouco de azeite por cima.

* Se a oferta forem pães assados na grelha, eles deverão ser feitos de farinha misturada com azeite, mas sem fermento.

* Quando fizer a oferta, o homem deverá partir o pão em pedaços e derramar azeite em cima.

* Se a oferta forem pães assados na frigideira, eles deverão ser feitos de farinha misturada com azeite.

* Apresente a Deus, o SENHOR, essas ofertas de cereais; entregue ao sacerdote, e ele as levará ao altar.

* Ele pegará uma pequena parte da oferta e a queimará no altar para lembrar que a oferta toda é dada a Deus. É uma oferta de alimento que tem um cheiro agradável ao SENHOR.

* O resto da oferta de cereais é dos sacerdotes, que são descendentes de Arão; é a parte mais sagrada, pois foi tirada da oferta dada a Deus, o SENHOR.

* Nenhuma oferta de cereais será preparada com fermento; nem fermento nem mel deverão ser usados em nenhuma oferta apresentada a Deus, o SENHOR.

* Ofereça ao SENHOR os cereais que forem colhidos primeiro; mas essa oferta não será queimada no altar.

* Tempere com sal todas as ofertas de cereais, pois o sal representa a aliança que Deus fez com o seu povo. Toda oferta de cereais deverá ser temperada com sal.

* Quando a primeira parte da colheita de cereais for oferecida a Deus, o SENHOR, leve grãos de espigas verdes, esmagados e torrados no fogo. Ponha azeite e incenso em cima dessa oferta. Aí o sacerdote queimará no altar uma parte dessa oferta de cereais, junto com o azeite e o incenso, para lembrar que a oferta toda é dada a Deus, o SENHOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário