Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Gênesis 25 a 28 (dia 7)

LIVRO DE GÊNESIS - CAPÍTULO 25

Outros descendentes de Abraão

Abraão casou com outra mulher, que se chamava Quetura, e ela lhe deu os seguintes filhos: Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Isbaque e Sua.

Jocsã foi o pai de Seba e de Dedã. Os descendentes de Dedã foram os assureus, os letuseus e os leumeus.

Os filhos de Midiã foram Efa, Éfer, Enoque, Abida e Elda.

Todos esses foram descendentes de Quetura.

Abraão deixou tudo o que tinha para Isaque, mas deu presentes para os filhos das suas concubinas. E, antes de morrer, separou-os de Isaque e mandou que fossem morar na terra do Oriente.



A morte de Abraão

Abraão viveu cento e setenta e cinco anos. Ele morreu bem velho e foi reunir-se com os seus antepassados no mundo dos mortos. Os seus filhos Isaque e Ismael o sepultaram na caverna de Macpela, que fica a leste de Manre, no campo de Efrom, que era filho de Zoar, o heteu. Este era o campo que Abraão havia comprado dos heteus; Abraão e Sara foram sepultados ali.

Depois da morte de Abraão, Deus abençoou Isaque, o filho dele, que morava perto do "Poço Daquele que Vive e Me Vê".



Os descendentes de Ismael
(1 Crônicas 1.28-33)

Ismael, o filho de Abraão e de Agar, a escrava egípcia de Sara, foi pai dos seguintes filhos, por ordem de nascimento: Nebaiote, o filho mais velho, e em seguida Quedar, Abdeel, Mibsão, Misma, Dumá, Massá, Hadade, Tema, Jetur, Nafis e Quedemá. São esses os doze filhos de Ismael; as suas terras e os seus acampamentos receberam os nomes deles. Cada um era chefe da sua própria tribo.

Ismael tinha cento e trinta e sete anos quando morreu, indo reunir-se assim com os seus antepassados no mundo dos mortos. Os descendentes de Ismael viveram na região que fica entre Havilá e Sur, a leste do Egito, ao longo da estrada que vai para a Assíria. Eles viviam separados dos outros descendentes de Abraão.



O nascimento de Esaú e de Jacó

Esta é a história de Isaque, filho de Abraão.

Isaque tinha quarenta anos quando casou com Rebeca, filha de Betuel e irmã de Labão. Eles eram arameus e moravam na Mesopotâmia. Rebeca não podia ter filhos, e por isso Isaque orou a Deus, o SENHOR, em favor dela. O SENHOR ouviu a oração dele, e Rebeca ficou grávida. Na barriga dela havia gêmeos, e eles lutavam um com o outro.

Ela pensou assim:
"Por que está me acontecendo uma coisa dessas?"

Então foi perguntar a Deus, o SENHOR, e ele respondeu:

- No seu ventre há duas nações;
você dará à luz dois povos inimigos.
Um será mais forte do que o outro,
e o mais velho será dominado
pelo mais moço.

Chegou o tempo de Rebeca dar à luz, e ela teve dois meninos. O que nasceu primeiro era vermelho e peludo como um casaco de pele; por isso lhe deram o nome de Esaú. O segundo nasceu agarrando o calcanhar de Esaú com uma das mãos, e por isso lhe deram o nome de Jacó.

Isaque tinha sessenta anos quando Rebeca teve os gêmeos.

1Crônicas 1.28-33
Esaú vende os seus direitos de filho mais velho

Os meninos cresceram.

Esaú gostava de viver no campo e se tornou um bom caçador.



Jacó, pelo contrário, era um homem sossegado, que gostava de ficar em casa. Isaque amava mais Esaú porque gostava de comer da carne dos animais que ele caçava. Rebeca, por sua vez, preferia Jacó.

Um dia, quando Jacó estava cozinhando um ensopado, Esaú chegou do campo, muito cansado, e foi dizendo:
- Estou morrendo de fome. Por favor, me deixe comer dessa coisa vermelha aí (Por isso puseram em Esaú o nome de Edom.).

Jacó respondeu:
- Sim, eu deixo; mas só se você passar para mim os seus direitos de filho mais velho.

Esaú disse:
- Está bem. Eu estou quase morrendo; que valor têm para mim esses direitos de filho mais velho?

- Então jure primeiro - disse Jacó.

Esaú fez um juramento e assim passou a Jacó os seus direitos de filho mais velho. Aí Jacó lhe deu pão e o ensopado. Quando Esaú acabou de comer e de beber, levantou-se e foi embora. Foi assim que ele desprezou os seus direitos de filho mais velho.



LIVRO DE GÊNESIS - CAPÍTULO 26

Isaque na terra dos filisteus

Naquela região houve uma época de falta de alimentos, como tinha acontecido antes, no tempo de Abraão.

Por isso, Isaque foi até a cidade de Gerar, onde vivia Abimeleque, o rei dos filisteus.

Ali o SENHOR Deus apareceu a Isaque e disse:
- Não vá para o Egito. Fique na terra que eu vou lhe mostrar. Por enquanto fique morando neste lugar, e eu estarei com você e o abençoarei. Darei aos seus descendentes todas estas terras e assim cumprirei o juramento que fiz a Abraão, o seu pai. Farei com que os seus descendentes sejam tão numerosos quanto as estrelas do céu e lhes darei todas estas terras. Por meio dos seus descendentes eu abençoarei todas as nações do mundo, pois Abraão me obedeceu e cumpriu as minhas ordens, os meus mandamentos, as minhas leis e os meus ensinamentos.

Assim, Isaque ficou morando em Gerar.

Quando os homens do lugar lhe fizeram perguntas sobre a sua mulher, ele disse que ela era sua irmã. Rebeca era muito bonita, e Isaque tinha medo de dizer que ela era a sua mulher, pois pensava que os homens do lugar o matariam para ficarem com ela.

Isaque ficou ali muito tempo. Um dia Abimeleque, o rei dos filisteus, olhou por uma janela e viu Isaque acariciando Rebeca, a sua mulher.

Então Abimeleque mandou chamar Isaque e perguntou:
- Ela é a sua mulher, não é verdade? Por que você disse que ela era sua irmã?

- É que eu pensei que me matariam se eu dissesse que ela era a minha mulher - respondeu Isaque.

Aí Abimeleque disse:
- Por que você nos fez isso? Um de nós poderia facilmente ter ido para a cama com ela, e você teria feito com que a culpa caísse sobre nós.

Então Abimeleque mandou a todo o seu povo o seguinte aviso:
"Se alguém tratar mal este homem ou a sua mulher, será morto."

Naquele ano, Isaque fez plantações ali e colheu cem vezes mais do que semeou, pois o SENHOR Deus o abençoou. Ele foi enriquecendo cada vez mais e se tornou muito rico e poderoso. Isaque tinha tantas ovelhas e cabras, tanto gado e tantos empregados, que os filisteus acabaram ficando com inveja dele. Por isso eles entupiram com terra todos os poços que os empregados de Abraão, o pai de Isaque, haviam cavado no tempo em que Abraão ainda estava vivo.

Até que um dia Abimeleque disse a Isaque:
- Vá embora da nossa terra. Você ficou muito mais poderoso do que nós.

Isaque saiu dali, armou as suas barracas no vale de Gerar e ficou morando ali por algum tempo. Ele tornou a abrir os poços que haviam sido cavados no tempo de Abraão e que os filisteus haviam tapado depois da sua morte. E Isaque pôs nos poços os mesmos nomes que o seu pai havia posto.

Um dia os empregados de Isaque estavam no vale abrindo um poço e acharam uma mina de água. Os pastores de Gerar discutiram com os pastores de Isaque, afirmando que a água era deles. Por isso Isaque deu a esse poço o nome de "Discussão".

Depois os empregados de Isaque abriram outro poço e por causa dele também houve discussão. Então Isaque pôs nele o nome de "Inimizade".

Isaque saiu dali e abriu outro poço. E, como não houve discussão por causa desse, ele o chamou de "Lugar Espaçoso".

Ele disse:
- Agora o SENHOR Deus nos deu um lugar espaçoso para viver nesta terra, e aqui vamos ficar à vontade.

Dali Isaque foi para Berseba.

Naquela noite o SENHOR apareceu a ele e disse:
- Eu sou o Deus de Abraão, o seu pai. Não tenha medo, pois eu estou com você. Por causa do meu servo Abraão, eu abençoarei você e farei com que os seus descendentes sejam muitos.

Isaque construiu um altar ali e adorou a Deus, o SENHOR. Ele armou as suas barracas naquele lugar, e ali os seus empregados cavaram outro poço.



Isaque e Abimeleque fazem um trato

Certo dia, Abimeleque saiu de Gerar e foi conversar com Isaque. Com ele foram o seu amigo Auzate e Ficol, o comandante do seu exército.

Isaque perguntou:
- Por que é que vocês vieram falar comigo, se têm ódio de mim e até me expulsaram da sua terra?

Eles responderam:
- Agora nós sabemos que o SENHOR Deus está com você e pensamos que deveríamos fazer um trato com você, selado com juramento. O trato é este: Você não nos fará nenhum mal, assim como nós não fizemos nenhum mal a você. Nós fomos bondosos para você e deixamos que fosse embora em paz. Agora está claro que o SENHOR o tem abençoado.

Então Isaque preparou um banquete, e todos eles comeram e beberam.

No dia seguinte, eles se levantaram bem cedo e fizeram o trato, e cada um fez o seu juramento. Isaque se despediu deles, e eles foram embora como seus amigos.

Nesse mesmo dia, os empregados de Isaque foram dar-lhe a notícia de que haviam encontrado água no poço que estavam cavando. Isaque pôs nesse poço o nome de Seba, e por isso até hoje o nome daquela cidade é Berseba.



As mulheres de Esaú

Quando tinha quarenta anos, Esaú casou com Judite, filha de Beeri, e com Basemate, filha de Elom, duas moças hetéias.

Essas duas mulheres amarguraram a vida de Isaque e de Rebeca.



LIVRO DE GÊNESIS - CAPÍTULO 27

Isaque abençoa Jacó

Isaque já estava bem velho e havia ficado cego.

Um dia ele chamou Esaú, o seu filho mais velho, e disse:
- Meu filho!

- Estou aqui, pai - respondeu ele.

O pai lhe disse:
- Você está vendo que estou velho e um dia desses vou morrer. Pegue o seu arco e as suas flechas, vá até o campo e cace um animal. Prepare uma comida saborosa, como eu gosto, e traga aqui para mim. Depois de comer, eu lhe darei a minha bênção, antes de morrer.

Acontece que Rebeca escutou o que Isaque disse a Esaú.

Por isso, quando ele saiu para caçar, ela disse a Jacó:
- Escutei agora mesmo uma conversa do seu pai com o seu irmão Esaú. O seu pai disse assim: "Vá caçar um animal e prepare uma comida saborosa para mim. Depois de comer, eu lhe darei a minha bênção na presença de Deus, o SENHOR, antes de morrer." Agora, meu filho - continuou Rebeca - escute bem e faça o que eu vou dizer. Vá ao lugar onde estão os nossos animais e traga dois cabritos dos melhores. Eu vou preparar uma comida saborosa, como o seu pai gosta, e você vai levá-la para ele comer. Depois o seu pai vai abençoar você, antes que ele morra.

Aí Jacó disse à mãe:
- O meu irmão é muito peludo, e eu não. Se o meu pai me apalpar e descobrir que sou eu, ele vai saber que eu estou tentando enganá-lo. Então ele vai me amaldiçoar em vez de me abençoar.

Mas a mãe respondeu:
- Nesse caso, que a maldição caia sobre mim, meu filho. Faça exatamente o que eu disse: vá e traga os cabritos para mim.

Jacó foi, pegou os cabritos e os levou à mãe, e ela preparou uma comida saborosa, como Isaque gostava. Depois ela pegou a melhor roupa de Esaú, que estava guardada em casa, e com ela vestiu Jacó. Com a pele dos cabritos ela cobriu as mãos e o pescoço de Jacó, que não tinha pelos. Depois entregou a Jacó a comida gostosa e o pão que ela havia feito.

Então Jacó foi até onde o pai estava e disse:
- Pai!

- Aqui estou - respondeu ele.
- Quem é você, meu filho?

- Eu sou Esaú, o seu filho mais velho - disse Jacó.
- Já fiz o que o senhor mandou. Levante-se, por favor; sente-se, coma da carne do animal que cacei e depois me abençoe.

Aí Isaque perguntou:
- Mas como foi que você achou a caça tão depressa, meu filho?

Jacó respondeu:
- O SENHOR, seu Deus, me ajudou.

Então Isaque disse a Jacó:
- Chegue mais perto para que eu possa apalpar você. Assim vou saber se você é Esaú mesmo ou não.

Jacó chegou perto de Isaque, e ele o apalpou e disse:
- A sua voz é a voz de Jacó, mas as mãos parecem as mãos de Esaú.

Assim, Isaque não reconheceu que era Jacó, pois as suas mãos estavam peludas como as de Esaú, e por isso ele o abençoou.

Mas antes de abençoá-lo, perguntou mais uma vez:
- Você é mesmo o meu filho Esaú?

- Sou, sim - respondeu Jacó.

Então o pai disse:
- Traga a carne da caça para que eu coma. Depois eu o abençoarei.

Jacó serviu a comida ao seu pai e também trouxe vinho.

Isaque comeu, e bebeu, e depois disse:
- Venha cá, meu filho, e me dê um beijo.

Jacó chegou perto e beijou o pai.

Quando sentiu o cheiro da roupa que Jacó estava usando, Isaque o abençoou e disse assim:

"Ah! O cheiro do meu filho é como o cheiro de um campo que o SENHOR Deus abençoou. Meu filho, que Deus lhe dê o orvalho do céu; que os seus campos produzam boas colheitas e fartura de trigo e vinho. Que nações sejam dominadas por você, e que você seja respeitado pelos povos. Que você mande nos seus parentes, e que os descendentes da sua mãe o tratem com respeito. Malditos sejam aqueles que o amaldiçoarem, e que sejam abençoados os que o abençoarem!"





Esaú pede a bênção do pai

Isaque acabou de dar a bênção, e Jacó ia saindo, quando Esaú chegou, vindo da caçada. Ele também fez uma comida gostosa e levou para o pai.

Aí disse:
- Levante-se, por favor, coma da caça que eu matei e depois me abençoe.

Então Isaque perguntou:
- Quem é você?

- Eu sou Esaú, o seu filho mais velho.

Isaque ficou agitado e começou a tremer muito. E disse:
- Então quem foi que caçou um animal e trouxe para mim? Eu comi antes que você chegasse e dei àquele homem a minha bênção. Ele é quem será abençoado.

Quando Esaú ouviu isso, deu um grito cheio de amargura e disse:
- Meu pai, dê a sua bênção para mim também!

Porém Isaque respondeu:
- O seu irmão veio, me enganou e ficou com a bênção que era sua.

Esaú disse:
- Esta é a segunda vez que ele me engana. Foi com razão que puseram nele o nome de Jacó. Primeiro ele me tirou os direitos de filho mais velho e agora tirou a bênção que era minha. Pai, será que o senhor não guardou nenhuma bênção para mim?

Isaque respondeu:
- Eu já dei a Jacó autoridade sobre você e fiz com que todos os parentes de Jacó sejam escravos dele. Também disse que ele terá muito trigo e muito vinho. Agora não posso fazer nada por você, meu filho.

Porém Esaú insistiu:
- Será que o senhor tem só uma bênção? Abençoe também a mim, meu pai. E começou a chorar alto.

Então Isaque disse:

"Você viverá longe de terras boas e longe do orvalho que cai do céu. Você viverá pela sua espada e será empregado do seu irmão. Porém, quando você se revoltar, se livrará dele."



Jacó vai para a Mesopotâmia

Esaú ficou com ódio de Jacó porque o seu pai tinha dado a ele a bênção. Então pensou assim: "O meu pai vai morrer logo. Quando acabarem os dias de luto, vou matar o meu irmão."

Rebeca ficou sabendo do plano de Esaú e mandou chamar Jacó. Ela disse:
- Escute aqui! O seu irmão Esaú está planejando se vingar de você; ele quer matá-lo. Por isso, meu filho, preste atenção. Vá agora mesmo para a casa de Labão, o meu irmão, que mora em Harã. Fique algum tempo lá com ele, até que passe o ódio do seu irmão, e ele esqueça aquilo que você lhe fez. Nessa ocasião, eu mandarei alguém para trazer você de volta. Não quero perder os meus dois filhos num dia só

Depois Rebeca foi falar com Isaque e disse:
- Estou aborrecida da vida por causa dessas mulheres hetéias com quem Esaú casou. Se Jacó também casar com uma dessas hetéias, será melhor que eu morra.



LIVRO DE GÊNESIS - CAPÍTULO 28

Então Isaque chamou Jacó e o abençoou.

E lhe deu a seguinte ordem:
- Não case com nenhuma moça daqui de Canaã. Apronte-se e vá para a Mesopotâmia. Fique na casa do seu avô Betuel e case com uma das filhas do seu tio Labão. Que o Deus Todo-Poderoso o abençoe e lhe dê muitos descendentes para que de você saiam muitas nações! Que ele abençoe você e os seus descendentes, como abençoou Abraão, para que sejam donos desta terra onde você tem vivido como estrangeiro, terra que Deus deu a Abraão!

Foi assim que Isaque mandou que Jacó fosse morar na Mesopotâmia, na casa de Labão, que era filho de Betuel, o arameu, e irmão de Rebeca, a mãe de Esaú e de Jacó.



Esaú casa com uma filha de Ismael

Esaú ficou sabendo que Isaque havia abençoado Jacó e o havia mandado para a Mesopotâmia a fim de casar ali. Também soube que, quando o pai o havia abençoado, tinha mandado que não casasse com nenhuma mulher do país de Canaã. E ficou sabendo que, obedecendo ao pai e à mãe, Jacó havia ido para a Mesopotâmia. Então Esaú compreendeu que o seu pai não via com bons olhos as mulheres de Canaã. Por isso foi até a casa de Ismael, filho de Abraão, e casou com Maalate, filha de Ismael e irmã de Nebaiote.



O sonho de Jacó em Betel

Jacó saiu de Berseba a fim de ir para Harã.

De tardinha, ele chegou a um lugar sagrado e passou a noite ali. Pegou uma pedra daquele lugar para servir como travesseiro e se deitou ali mesmo para dormir.

Então Jacó sonhou. Ele viu uma escada que ia da terra até o céu, e os anjos de Deus subiam e desciam por ela.

 

O SENHOR Deus estava ao lado dele e disse:
- Eu sou o SENHOR, o Deus do seu avô Abraão e o Deus de Isaque, o seu pai. Darei a você e aos seus descendentes esta terra onde você está deitado. Os seus descendentes serão tantos como o pó da terra. Eles se espalharão de norte a sul e de leste a oeste, e por meio de você e dos seus descendentes eu abençoarei todos os povos do mundo. Eu estarei com você e o protegerei em todos os lugares aonde você for. E farei com que você volte para esta terra. Eu não o abandonarei até que cumpra tudo o que lhe prometi.

Quando Jacó acordou, disse assim:
"De fato, o SENHOR Deus está neste lugar, e eu não sabia disso."

Aí ficou com medo e disse:
"Este lugar dá medo na gente. Aqui é a casa de Deus, aqui fica a porta do céu!"

Jacó se levantou bem cedo, pegou a pedra que havia usado como travesseiro e a pôs de pé como um pilar. Depois derramou azeite em cima para dedicá-la a Deus.

Naquele lugar havia uma cidade que antes se chamava Luz, mas Jacó mudou o seu nome para Betel.

Ali Jacó fez a Deus a seguinte promessa:
"Se tu fores comigo e me guardares nesta viagem que estou fazendo; se me deres roupa e comida; e se eu voltar são e salvo para a casa do meu pai, então tu, ó SENHOR, serás o meu Deus. Esta pedra que pus como pilar será a tua casa, ó Deus, e eu te entregarei a décima parte de tudo quanto me deres."

Nenhum comentário:

Postar um comentário