Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)

domingo, 3 de abril de 2011

Gênesis 9 a 12 (dia 3)

LIVRO DE GÊNESIS - CAPÍTULO 9


Deus faz uma aliança com Noé

Deus abençoou Noé e os seus filhos, dizendo o seguinte:
- Tenham muitos filhos, e que os seus descendentes se espalhem por toda a terra. Todos os animais selvagens, todas as aves, todos os animais que se arrastam pelo chão e todos os peixes terão medo e pavor de vocês. Todos eles serão dominados por vocês. Vocês podem comer os animais e também as verduras; eu os dou para vocês como alimento. Mas uma coisa que vocês não devem comer é carne com sangue, pois no sangue está a vida. Eu acertarei as contas com cada ser humano e com cada animal que matar alguém. O ser humano foi criado parecido com Deus, e por isso quem matar uma pessoa será morto por outra. - Tenham muitos filhos, e que os descendentes de vocês se espalhem por toda a terra.

Deus também disse a Noé e aos seus filhos:
- Agora vou fazer a minha aliança com vocês, e com os seus descendentes, e com todos os animais que saíram da barca e que estão com vocês, isto é, as aves, os animais domésticos e os animais selvagens, sim, todos os animais do mundo. Eu faço a seguinte aliança com vocês: prometo que nunca mais os seres vivos serão destruídos por um dilúvio. E nunca mais haverá outro dilúvio para destruir a terra. Como sinal desta aliança que estou fazendo para sempre com vocês e com todos os animais, vou colocar o meu arco nas nuvens. O arco-íris será o sinal da aliança que estou fazendo com o mundo. Quando eu cobrir de nuvens o céu e aparecer o arco-íris, então eu lembrarei da aliança que fiz com vocês e com todos os animais. E assim não haverá outro dilúvio para destruir todos os seres vivos. Quando o arco-íris aparecer nas nuvens, eu o verei e lembrarei da aliança que fiz para sempre com todos os seres vivos que há no mundo. O arco-íris é o sinal da aliança que estou fazendo com todos os seres vivos que vivem na terra.



Noé e seus filhos

Os filhos de Noé, que saíram da barca com ele, foram Sem, Cam e Jafé (Cam foi o pai de Canaã.). Esses três foram os filhos de Noé, e os descendentes deles se espalharam pelo mundo inteiro.

Noé era agricultor; ele foi a primeira pessoa que fez uma plantação de uvas. Um dia Noé bebeu muito vinho, ficou bêbado e se deitou nu dentro da sua barraca. Cam, o pai de Canaã, viu que o seu pai estava nu e saiu para contar aos seus dois irmãos.

Então Sem e Jafé pegaram uma capa, puseram sobre os seus próprios ombros, foram andando de costas e com a capa cobriram o seu pai, que estava nu. E, a fim de não verem o pai nu, eles fizeram isso olhando para o lado. Quando Noé acordou depois da bebedeira, soube do que Cam, o filho mais moço, havia feito.

Aí Noé disse o seguinte:
- Maldito seja Canaã! Ele será escravo dos seus irmãos, um escravo miserável.



E Noé disse mais:
- Bendito seja o SENHOR, Deus de Sem, e que Canaã seja seu escravo. Deus faça com que Jafé tenha domínio sobre muitas terras, e que os seus descendentes morem nos acampamentos de Sem. E que Canaã seja escravo de Jafé.

Depois do dilúvio, Noé viveu mais trezentos e cinqüenta anos e morreu quando tinha novecentos e cinquenta anos de idade.



LIVRO DE GÊNESIS, CAPÍTULO 10

Os descendentes dos filhos de Noé

São estes os descendentes de Sem, Cam e Jafé, os filhos de Noé. Aos três nasceram filhos depois do dilúvio.

* Os filhos de Jafé foram Gomer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tirás.

* Os filhos de Gomer foram Asquenaz, Rifate e Togarma.

* Os descendentes de Javã foram os povos de Elisá, Espanha, Chipre e Rodes.
Esses foram os descendentes de Jafé; eles moram no litoral e nas ilhas, cada povo e cada família na sua própria terra, com a sua própria língua.



* Os filhos de Cam foram Cuche, Egito, Líbia e Canaã.

* Os filhos de Cuche foram Sebá, Havilá, Sabtá, Raamá e Sabteca.

* Os filhos de Raamá foram Sabá e Dedã.

* Cuche foi pai de Ninrode, o primeiro grande conquistador do mundo. Com a ajuda de Deus, o SENHOR, ele se tornou um caçador famoso, e é por isso que se diz:
- Seja igual a Ninrode, que com a ajuda do SENHOR foi um grande caçador.
No começo faziam parte do seu reino as cidades de Babilônia, Ereque e Acade, todas as três em Sinar. Daquela região Ninrode foi para a Assíria e ali construiu as cidades de Nínive, Reobote-Ir, Calá e Resém, que fica entre Nínive e a grande cidade de Calá.

* Os descendentes de Egito foram os povos da Lídia, Anam, Leabe, Naftu, Patrus, Caslu e de Creta, de quem os filisteus descendem.

* Canaã foi pai de dois filhos: Sidom, o mais velho, e Hete. De Canaã também descendem os jebuseus, os amorreus, os girgaseus, os heveus, os arquitas, os sineus, os arvaditas, os zemareus e os hamateus. O território dos cananeus se estendeu para o sul desde Sidom até Gerar, perto de Gaza; e para o leste foi até Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim, perto de Lasa.

Esses foram os descendentes de Cam, cada povo e cada família na sua própria terra, com a sua própria língua.



* Sem, o irmão mais velho de Jafé, foi o pai de todos os hebreus. Os filhos de Sem foram Elão, Assur, Arpaxade, Lude e Arã.

* Os filhos de Arã foram Uz, Hul, Géter e Más.

* Arpaxade foi o pai de Selá, e Selá foi o pai de Éber.

* Éber foi pai de dois filhos: um se chamava Pelegue porque no seu tempo os povos do mundo foram divididos; o seu irmão se chamava Joctã.

* Joctã foi pai de Almodá, Selefe, Hazar-Mavé, Jera, Adonirão, Uzal, Dicla, Obal, Abimael, Sabá, Ofir, Havilá e Jobabe. Todos estes foram filhos de Joctã. Eles viveram nas terras que vão desde a região de Mesa até Sefar, na região montanhosa do Leste.

Estes foram os descendentes de Sem, cada povo e cada família na sua própria terra, com a sua própria língua.

São essas as famílias dos filhos de Noé, nação por nação, de acordo com as várias linhas de descendentes. Depois do dilúvio todas as nações da terra descenderam de Noé.



LIVRO DE GÊNESIS - CAPÍTULO 11

A torre de Babel

Naquele tempo, todos os povos falavam uma língua só, todos usavam as mesmas palavras. Alguns partiram do Oriente e chegaram a uma planície em Sinar, onde ficaram morando.

Um dia disseram uns aos outros:
- Vamos, pessoal! Vamos fazer tijolos queimados!

Assim, eles tinham tijolos para construir, em vez de pedras, e usavam piche, em vez de massa de pedreiro.

Aí disseram:
- Agora vamos construir uma cidade que tenha uma torre que chegue até o céu. Assim ficaremos famosos e não seremos espalhados pelo mundo inteiro.



Então o SENHOR desceu para ver a cidade e a torre que aquela gente estava construindo.

O SENHOR disse assim:
- Essa gente é um povo só, e todos falam uma só língua. Isso que eles estão fazendo é apenas o começo. Logo serão capazes de fazer o que quiserem. Vamos descer e atrapalhar a língua que eles falam, a fim de que um não entenda o que o outro está dizendo.



Assim, o SENHOR os espalhou pelo mundo inteiro, e eles pararam de construir a cidade. A cidade recebeu o nome de Babel, pois ali o SENHOR atrapalhou a língua falada por todos os moradores da terra e dali os espalhou pelo mundo inteiro.



Os descendentes de Sem

São estes os descendentes de Sem.

* Dois anos depois do dilúvio, quando Sem tinha cem anos, nasceu o seu filho Arpaxade. Depois disso, Sem viveu mais quinhentos anos e foi pai de outros filhos e filhas.

* Quando tinha trinta e cinco anos, Arpaxade foi pai de um filho chamado Selá. Depois disso, Arpaxade viveu mais quatrocentos e três anos e foi pai de outros filhos e filhas.

* Quando Selá tinha trinta anos, nasceu o seu filho Éber. Depois disso, Selá viveu mais quatrocentos e três anos e foi pai de outros filhos e filhas.

* Quando Éber tinha trinta e quatro anos, nasceu o seu filho Pelegue. Depois disso, Éber viveu mais quatrocentos e trinta anos e foi pai de outros filhos e filhas.

* Quando tinha trinta anos, Pelegue foi pai de um filho chamado Reú. Depois disso, Pelegue viveu mais duzentos e nove anos e foi pai de outros filhos e filhas.

* Quando Reú tinha trinta e dois anos, nasceu o seu filho Serugue. Depois disso, Reú viveu mais duzentos e sete anos e foi pai de outros filhos e filhas.

* Quando Serugue tinha trinta anos, nasceu o seu filho Naor. Depois disso, Serugue viveu mais duzentos anos e foi pai de outros filhos e filhas.

* Quando Naor tinha vinte e nove anos, nasceu o seu filho Tera. Depois disso, Naor viveu mais cento e dezenove anos e foi pai de outros filhos e filhas.

* Depois que completou setenta anos de idade, Tera foi pai de três filhos: Abrão, Naor e Harã. São estes os descendentes de Tera, que foi o pai de Abrão, de Naor e de Harã. Harã foi o pai de .



Os descendentes de Tera

Tera ainda vivia quando o seu filho Harã morreu na Babilônia, na cidade de Ur, onde havia nascido. Abrão casou com Sarai, e Naor casou com Milca. Milca e Iscá eram filhas de Harã. Sarai não tinha filhos, pois era estéril.

Tera saiu da cidade de Ur, na Babilônia, para ir até a terra de Canaã, e levou junto o seu filho Abrão, o seu neto Ló, que era filho de Harã, e a sua nora Sarai, que era mulher de Abrão. Eles chegaram até Harã e ficaram morando ali. E Tera morreu em Harã, com a idade de duzentos e cinco anos.



LIVRO DE GÊNESIS - CAPÍTULO 12

Deus chama Abrão

Certo dia, o SENHOR Deus disse a Abrão:
- Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa do seu pai e vá para uma terra que eu lhe mostrarei. Os seus descendentes vão formar uma grande nação. Eu o abençoarei, o seu nome será famoso, e você será uma bênção para os outros. Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem. E por meio de você eu abençoarei todos os povos do mundo.



Abrão tinha setenta e cinco anos quando partiu de Harã, como o SENHOR havia ordenado. E Ló foi com ele. Abrão levou a sua mulher Sarai, o seu sobrinho Ló, filho do seu irmão, e todas as riquezas e escravos que havia conseguido em Harã.

Quando chegaram a Canaã, Abrão atravessou o país até que chegou a Siquém, um lugar santo, onde ficava a árvore sagrada de Moré. Naquele tempo os cananeus viviam nessa região.

Ali o SENHOR apareceu a Abrão e disse:
- Eu vou dar esta terra aos seus descendentes.

Naquele lugar, Abrão construiu um altar a Deus, o SENHOR, pois ali o SENHOR havia aparecido a ele.

Depois disso, Abrão foi para a região montanhosa que fica a leste da cidade de Betel e ali armou o seu acampamento. Betel ficava a oeste do acampamento, e a cidade de Ai ficava a leste. Também nesse lugar Abrão construiu um altar e adorou o SENHOR. Dali ele foi andando de um lugar para outro, sempre na direção sul da terra de Canaã.



Abrão no Egito

Naquele tempo, houve em Canaã uma fome tão grande, que Abrão foi morar por algum tempo no Egito.

Quando ia chegando ao Egito, Abrão disse a Sarai, a sua mulher:
- Escute! Você é uma mulher muito bonita, e, quando os egípcios a virem, vão dizer: "Essa aí é a mulher dele." Por isso me matarão e deixarão que você viva. Diga, então, que você é minha irmã. Assim, por sua causa, eles me deixarão viver e me tratarão bem.

Quando Abrão chegou ao Egito, os egípcios viram que Sarai, a sua mulher, era, de fato, muito bonita. Alguns altos funcionários do rei do Egito também a viram e contaram a ele como era linda aquela mulher. Por isso ela foi levada para o palácio do rei. Por causa dela o rei tratou bem Abrão e lhe deu ovelhas, bois, jumentos, escravos e escravas, jumentas e camelos. Mas, por causa de Sarai, o SENHOR Deus castigou o rei e a sua família com doenças horríveis.

Por isso o rei mandou chamar Abrão e perguntou:
- Por que você me fez uma coisa dessas? Por que não me disse que ela é a sua mulher? Você disse que ela era sua irmã, e por isso eu casei com ela. Portanto, aqui está a sua mulher; saia daqui com ela!

Então o rei deu ordem, e os seus guardas levaram Abrão para fora do Egito, junto com a sua mulher e com todas as coisas que eram dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário