Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Números 20 a 23 (dia 35)

LIVRO DE NÚMEROS - CAPÍTULO 20


A morte de Míriam e a água de Meribá

(Êxodo 17:1-7)

No primeiro mês, todo o povo de Israel foi para o deserto de Zim e acampou em Cades.

Ali Míriam morreu e foi sepultada.

Naquele lugar não havia água; por isso o povo se reuniu e começou a reclamar contra Moisés e Arão.

Eles diziam:
- Teria sido melhor se tivéssemos morrido na frente de Deus, o SENHOR, com os nossos companheiros, os outros israelitas! Por que você trouxe o povo do SENHOR para este deserto? Será que foi para morrermos junto com os nossos animais? Por que você nos trouxe do Egito para este lugar terrível, onde não há cereais, nem figueiras, nem parreiras, nem romãs? E além de tudo não há água para beber!

Então Moisés e Arão saíram dali, onde o povo estava, e foram para a porta da Tenda Sagrada. Eles se ajoelharam, encostaram o rosto no chão, e a glória do SENHOR apareceu.

E o SENHOR disse a Moisés:
- Pegue o bastão que está em frente da arca da aliança, e depois você e Arão reúnam o povo. E na frente de todos eles dêem ordem à rocha, e dela sairá água. Assim, vocês tirarão água da rocha e darão de beber ao povo e também aos animais.

Então, como Deus havia ordenado, Moisés pegou o bastão que estava diante de Deus, o SENHOR.

Moisés e Arão reuniram o povo em frente da rocha, e Moisés disse:
- Agora escute, gente rebelde! Será que vamos ter de fazer sair água desta rocha para vocês?

Moisés levantou a mão, bateu na rocha duas vezes com o bastão, e saiu muita água. E o povo e os animais beberam.

 

 

Porém o SENHOR disse a Moisés e a Arão:
- Vocês não tiveram fé suficiente para fazer com que o povo de Israel reconhecesse o meu santo poder e por isso vocês não vão levá-los para a terra que prometi dar a eles.

Isso aconteceu em Meribá, onde o povo de Israel reclamou contra Deus, o SENHOR, e onde Deus lhes deu uma prova do seu santo poder.




O rei de Edom não deixa que os israelitas passem

Da cidade de Cades, Moisés enviou alguns mensageiros que foram dizer ao rei de Edom o seguinte:
- Esta mensagem é dos seus parentes, as tribos de Israel. O senhor conhece todas as dificuldades que temos tido e sabe como os nossos antepassados foram para o Egito, onde vivemos muitos anos. Os egípcios maltrataram os nossos antepassados e a nós, e por isso pedimos a Deus, o SENHOR, que nos socorresse. Ele ouviu o nosso pedido e mandou um anjo que nos tirou do Egito. Agora estamos na cidade de Cades, na fronteira do seu país. Por favor, deixe-nos passar pela sua terra. Nós e o nosso gado não sairemos da estrada, nem entraremos nos campos ou nas plantações de uvas de vocês. E não beberemos água dos poços. Enquanto estivermos no seu país, ficaremos na estrada principal.

Porém o rei de Edom respondeu:
- Nós não vamos deixar que vocês passem pelo nosso país. Se tentarem fazer isso, marcharemos contra vocês e os atacaremos.

Então o povo de Israel disse:
- Ficaremos na estrada principal e, se nós ou os nossos animais beberem água de vocês, pagaremos o preço dela. Somente queremos passar a pé.

O rei de Edom respondeu:
- Não. Vocês não passarão!

Aí os edomitas vieram com um exército poderoso para atacar o povo de Israel. Assim, os edomitas não deixaram que os israelitas passassem pelo seu país, e por isso os israelitas foram por outro caminho.

 



A morte de Arão

Todo o povo de Israel saiu da cidade de Cades e chegou até o monte Hor, na fronteira de Edom.

Ali o SENHOR Deus disse a Moisés e a Arão:
- Arão não entrará na terra que eu prometi dar aos israelitas. Ele vai morrer porque, no caso da água de Meribá, vocês se revoltaram contra as minhas ordens. Traga Arão e Eleazar, o filho dele, e mande que subam o monte Hor. Depois tire as roupas de Arão e vista em Eleazar. Arão vai morrer ali.

Moisés fez como o SENHOR havia mandado. Eles subiram o monte Hor diante de todo o povo. Moisés tirou as roupas de sacerdote que Arão vestia e pôs em Eleazar. E Arão morreu bem no alto do monte. Depois Moisés e Eleazar desceram dali.

Quando o povo soube que Arão havia morrido, todos ficaram de luto trinta dias.

 



LIVRO DE NÚMEROS - CAPÍTULO 21

A derrota do rei de Arade

O rei cananeu de Arade, que morava na região sul de Canaã, soube que o povo de Israel vinha pelo caminho de Atarim.

Ele atacou os israelitas e levou alguns deles como prisioneiros.

Então o povo de Israel prometeu a Deus, o SENHOR, o seguinte:
- Se fizeres com que derrotemos este povo, nós destruiremos completamente as suas cidades.

O SENHOR ouviu o pedido do povo de Israel e os ajudou a derrotar os cananeus. Assim, os israelitas os destruíram e também destruíram as suas cidades. E deram àquele lugar o nome de Horma.



A cobra de bronze


Então os israelitas saíram do monte Hor pelo caminho que vai até o golfo de Ácaba, para dar a volta em redor da região de Edom. Mas no caminho o povo perdeu a paciência e começou a falar contra Deus e contra Moisés.

Eles diziam:
- Por que Deus e Moisés nos tiraram do Egito? Será que foi para morrermos no deserto, onde não há pão nem água? Já estamos cansados desta comida horrível!

Aí o SENHOR Deus mandou cobras venenosas que se espalharam no meio do povo; e elas morderam e mataram muitos israelitas.

 

 

Então o povo foi falar com Moisés e disse:
- Nós pecamos, pois falamos contra Deus, o SENHOR, e contra você. Peça a Deus que tire essas cobras que estão no meio da gente.

Moisés orou ao SENHOR em favor do povo, e ele disse:
- Faça uma cobra de metal e pregue num poste. Quem for mordido deverá olhar para ela e assim ficará curado.

Então Moisés fez uma cobra de bronze e pregou num poste.

 

 

Quando alguém era mordido por uma cobra, olhava para a cobra de bronze e ficava curado. 


 

Aí os israelitas partiram e acamparam em Obote.





Do monte Hor até o vale dos moabitas

Depois saíram de Obote e acamparam nas ruínas de Abarim, no deserto, a leste do território de Moabe.

E partiram dali e acamparam no vale de Zerede.

Dali eles saíram e acamparam na margem norte do rio Arnom, no deserto que vai até o território dos amorreus.

(O rio Arnom é a divisa do território de Moabe com o dos amorreus)

É por isso que O Livro das Batalhas do SENHOR Deus diz assim:

"...a cidade de Vaebe, na região de Sufa, e os vales; o rio Arnom e a descida dos vales que vão até a cidade de Ar, na direção da fronteira com Moabe."

Dali eles foram para um lugar chamado Beer, onde o SENHOR disse a Moisés:
- Reúna o povo, e eu darei água a todos.

Então o povo de Israel cantou esta canção:


"Ó poço, faça brotar a sua água,
e nós a saudaremos com uma canção!
Este poço foi cavado pelos líderes,
foi aberto pelos chefes do povo,
com os seus bastões de comando
e com os seus bordões."


Do deserto eles foram para Matana.

De Matana foram para Naaliel, de Naaliel para Bamote e de Bamote para o vale que fica no território de Moabe, abaixo do pico do monte Pisga, de onde se avista o deserto.




Vitória contra Seom e Ogue

(Deuteronômio 2:26 – 3:11)

Então o povo de Israel mandou mensageiros para dizerem a Seom, o rei dos amorreus, o seguinte:
- Deixe-nos passar pelo seu país. Não passaremos pelos campos, nem pelas plantações de uvas. Não beberemos água dos poços; caminharemos somente pela estrada principal até sairmos do seu país.

Porém Seom não deixou que o povo de Israel passasse pelo seu país. Pelo contrário, ele reuniu toda a sua gente e saiu para enfrentar o povo de Israel no deserto.

Seom foi até Jasa e combateu contra os israelitas. Mas na batalha os israelitas mataram à espada muitos amorreus e tomaram a terra deles, desde o rio Arnom até o rio Jaboque, na fronteira com o país de Amom, na qual havia muralhas.

Assim, os israelitas tomaram todas essas cidades dos amorreus e ficaram morando nelas, isto é, em Hesbom e nos povoados que ficavam ao seu redor.

Hesbom era a cidade onde morava Seom, o rei dos amorreus. Ele tinha lutado contra o antigo rei moabita que havia tomado toda a sua terra até o rio Arnom.

É por isso que os poetas dizem assim:


"Venham a Hesbom, a cidade do rei Seom!
Ela será construída de novo,
a cidade de Seom será bem construída.

Pois saiu fogo de Hesbom,
saiu uma chama da cidade do rei Seom.
O exército foi o fogo que destruiu a cidade de Ar, em Moabe,
e devorou os montes do alto Arnom.

Ai de vocês, moradores de Moabe!
Adoradores do deus Quemos, vocês estão perdidos!
O seu deus deixou que os seus soldados fugissem
e que as suas filhas fossem entregues
para serem escravas de Seom, o rei dos amorreus.

Mas agora acabou o poder de Hesbom;
de Hesbom até Dibom, tudo está destruído.
Nofa está em ruínas, e o fogo chegou até Medeba."


Assim, os israelitas ficaram morando na terra dos amorreus.

 



Depois Moisés mandou gente para espionar a cidade de Jazer.

Em seguida conquistaram os povoados que ficavam ao redor de Jazer e expulsaram todos os amorreus que moravam ali.

Então os israelitas voltaram e subiram pelo caminho de Basã. E Ogue, rei de Basã, saiu para atacá-los em Edrei.

O SENHOR Deus disse a Moisés:
- Não tenha medo dele, pois vou entregar nas suas mãos o rei, o seu povo e a sua terra. E você deverá fazer com ele o mesmo que fez com Seom, o rei dos amorreus, que morava em Hesbom.

Assim, os israelitas mataram Ogue, os seus filhos e todo o seu povo; não escapou ninguém. E tomaram a terra deles.

 



LIVRO DE NÚMEROS - CAPÍTULO 22

Balaque envia mensageiros a Balaão

Os israelitas partiram e acamparam nas planícies de Moabe, a leste do rio Jordão e na altura de Jericó, que ficava no outro lado do rio.

Quando o rei de Moabe, Balaque, filho de Zipor, soube de tudo o que os israelitas haviam feito com os amorreus, ficou apavorado com os israelitas porque eles eram muitos. De fato, o povo de Moabe ficou com muito medo dos israelitas.

Os moabitas disseram aos chefes dos midianitas:
- Agora essa multidão vai devorar tudo ao redor de nós, como um boi que come a grama do pasto.

Então o rei Balaque mandou chamar Balaão, filho de Beor, que estava em Petor, perto do rio Eufrates, no território de Amave.

Os mensageiros foram dizer o seguinte a Balaão:

"Um povo inteiro saiu do Egito, está espalhado por toda a terra e agora veio morar perto de mim. Eu lhe peço que venha logo para amaldiçoar esse povo, pois eles são mais poderosos do que eu. Talvez assim eu possa derrotá-los e expulsá-los daqui. Eu sei que, quando você abençoa alguém, esse alguém fica abençoado e, se você amaldiçoa, fica amaldiçoado."

Então os chefes moabitas e midianitas foram, levando consigo dinheiro para pagar as maldições. Eles chegaram ao lugar onde Balaão estava e entregaram a mensagem de Balaque.

Balaão respondeu o seguinte:
- Fiquem aqui esta noite, e amanhã eu contarei a vocês o que o SENHOR me disser.

Então os chefes moabitas ficaram com Balaão.

Deus veio falar com ele e perguntou:
- Quem são esses homens que estão com você?

Balaão respondeu:
- Balaque, o rei dos moabitas, me mandou dizer que um povo inteiro saiu do Egito e está espalhado por toda a terra. Balaque quer que eu vá agora mesmo e amaldiçoe essa gente, para ver se assim pode derrotá-los e expulsá-los.

Deus disse a Balaão:
- Não vá com eles, nem amaldiçoe o povo de Israel, pois é um povo abençoado.

De manhã, Balaão se levantou e disse aos chefes que Balaque tinha enviado:
- Voltem para a sua terra, pois o SENHOR não está deixando que eu vá com vocês.

Então eles voltaram e foram falar com Balaque.

E disseram:
- Balaão não quis vir com a gente.

Aí Balaque mandou-lhe outros chefes, mais numerosos e mais importantes do que os primeiros.

Eles foram falar com Balaão e disseram:
- Eu, Balaque, filho de Zipor, peço-lhe que venha logo até aqui! Como pagamento eu lhe darei muitas riquezas e tudo o mais que você quiser. Por favor, venha e me faça o favor de amaldiçoar este povo.

Balaão respondeu:
- Mesmo que Balaque me desse todo o ouro e toda a prata do seu palácio, eu não poderia fazer coisa alguma, grande ou pequena, que fosse contra as ordens do SENHOR, meu Deus. Mas agora peço que vocês também fiquem aqui esta noite para que eu possa saber se o SENHOR tem mais alguma coisa para me dizer.

Durante a noite o SENHOR Deus apareceu a Balaão e disse:
- Já que esses homens vieram chamá-lo, apronte-se e vá com eles. Mas faça apenas o que eu disser.

Portanto, no dia seguinte Balaão se aprontou, pôs os arreios na sua jumenta e foi com os chefes moabitas.



Balaão, a jumenta e o anjo


Deus ficou irado porque Balaão foi.

Balaão ia montado na sua jumenta, e dois dos seus empregados o acompanhavam. De repente, o Anjo do SENHOR se pôs na frente dele no caminho, para barrar a sua passagem.



 

Quando a jumenta viu o Anjo parado no caminho, com a sua espada na mão, saiu da estrada e foi para o campo. Aí Balaão bateu na jumenta e a trouxe de novo para a estrada.

Então o Anjo do SENHOR ficou numa parte estreita do caminho, entre duas plantações de uvas, onde havia um muro de pedra de cada lado.

Quando a jumenta viu o Anjo, ela se encostou no muro, apertando o pé de Balaão. Por isso Balaão bateu de novo na jumenta.

Depois o Anjo do SENHOR foi adiante e ficou num lugar mais estreito ainda, onde não havia jeito de se desviar nem para a direita nem para a esquerda.

A jumenta viu o Anjo e se deitou no chão. Balaão ficou com tanta raiva, que surrou a jumenta com a vara.

 

 

o SENHOR fez a jumenta falar, e ela disse a Balaão:
- O que foi que eu fiz contra você? Por que é que você já me bateu três vezes?

Ele respondeu:
- Foi porque você caçoou de mim. Se eu tivesse uma espada na mão, mataria você agora mesmo!

Então a jumenta disse a Balaão:
- Por acaso não sou a sua jumenta, em que você tem montado toda a sua vida? Será que tenho o costume de fazer isso com você?

- Não - respondeu ele.

Aí o SENHOR Deus fez com que Balaão visse o Anjo, que estava no caminho com a espada na mão.

 

Balaão se ajoelhou e encostou o rosto no chão.

O Anjo do SENHOR disse:
- Por que você bateu três vezes na jumenta? Eu é que vim como se fosse seu inimigo, para fazer você voltar, pois você não devia estar fazendo esta viagem. Mas a sua jumenta me viu e se desviou três vezes de mim. Se ela não tivesse feito isso, eu já teria matado você, e ela teria ficado viva.

Então Balaão disse ao Anjo:
- Eu pequei. Não sabia que o senhor estava no caminho para me fazer parar. Porém, se agora o senhor acha que não devo continuar a viagem, eu voltarei para casa.

O Anjo respondeu:
- Vá com esses homens; mas você falará somente aquilo que eu lhe disser.

Assim, Balaão foi com os chefes enviados por Balaque.

 



Balaque recebe Balaão

Quando Balaque soube que Balaão estava chegando, foi encontrar-se com ele em Ar, uma cidade que fica na beira do rio Arnom, na fronteira de Moabe.

Balaque perguntou:
- Por que você não quis vir quando mandei chamá-lo da primeira vez? Será que você estava pensando que eu não poderia lhe pagar bem?

Balaão respondeu:
- Mas eu estou aqui com o senhor, não é? Porém não posso dizer nada por minha própria conta; só posso dizer o que Deus ordenar e nada mais.

Assim, Balaão foi com Balaque para a cidade de Huzote, onde Balaque ofereceu em sacrifício touros e ovelhas e deu uma parte da carne a Balaão e aos chefes que estavam com ele.


A primeira profecia de Balaão

No dia seguinte de manhã, Balaque levou Balaão a Bamote-Baal, de onde Balaão podia ver uma parte do povo de Israel.

 



LIVRO DE NÚMEROS - CAPÍTULO 23

Então Balaão disse a Balaque:
- Construa aqui sete altares e prepare para mim sete touros novos e sete carneiros.

Balaque fez como Balaão tinha dito, e os dois ofereceram em sacrifício um touro novo e um carneiro em cada altar.

Aí Balaão disse a Balaque:
- Fique aí perto da sua oferta queimada, que eu vou até ali. Talvez o SENHOR venha encontrar-se comigo, e eu direi a você tudo o que ele me ordenar.

Depois Balaão subiu sozinho até o alto de um monte.

Ali Deus se encontrou com Balaão, e este lhe disse:
- Construí sete altares e sobre cada um ofereci um touro novo e um carneiro.

O SENHOR Deus disse a Balaão o que ele deveria dizer e o mandou voltar e entregar a mensagem a Balaque.

Assim, Balaão voltou e encontrou Balaque ainda perto da sua oferta queimada, ele junto com os chefes moabitas.

Aí Balaão fez esta profecia:

"Balaque, rei de Moabe,

me fez vir da Síria;

das montanhas do Leste

ele me mandou chamar.

'Venha - ele me disse

- e me faça o favor de amaldiçoar

o povo de Israel!

Sim, amaldiçoe os israelitas!'

Como posso amaldiçoar aquele

que Deus não amaldiçoou?

Como posso condenar aquele

que o SENHOR não condenou?

Do alto das rochas, na montanha,

eu vejo o povo de Israel.

Eles vivem sozinhos

e acham que são diferentes

dos outros povos.

Os descendentes de Jacó

são como a poeira;

são tantos, que não podem

ser contados.

Gostaria de terminar a minha vida

como alguém que pertence

ao povo de Deus;

quero morrer em paz

como as pessoas honestas."



Então Balaque disse a Balaão:
- O que foi que você me fez? Eu o mandei chamar para amaldiçoar os meus inimigos, mas você somente os abençoou.

E ele respondeu:
- Eu posso dizer apenas aquilo que o SENHOR me ordena.

 



A segunda profecia de Balaão


Aí Balaque disse a Balaão:
- Venha comigo para outro lugar, de onde você poderá ver somente alguns israelitas. Amaldiçoe dali essa gente, por favor.

Balaque o levou até o campo de Zofim, no alto do monte Pisga. Ali construiu sete altares e em cima de cada altar ofereceu em sacrifício um touro novo e um carneiro.

Então Balaão disse a Balaque:
- Fique aqui perto da sua oferta queimada, e eu irei até ali para me encontrar com Deus, o SENHOR.

O SENHOR se encontrou com Balaão e disse o que ele deveria dizer e o mandou voltar até o lugar onde Balaque estava, a fim de entregar-lhe a mensagem.

Assim, Balaão voltou e encontrou Balaque ainda perto da sua oferta queimada, ele junto com os chefes moabitas.

Balaque perguntou o que o SENHOR lhe tinha dito, e Balaão fez esta profecia:

"Venha, Balaque, filho de Zipor,

e escute o que vou dizer.

Deus não é como os homens,

que mentem;

não é um ser humano,

que muda de ideia.

Quando foi que Deus prometeu

e não cumpriu?

Ele diz que faz e faz mesmo.

Recebi ordem para abençoar;

ele abençoou,

e eu não posso mudar nada.

Vejo que no futuro do povo de Israel

não há desgraça nem sofrimentos.

O SENHOR, seu Deus, está com eles,

e o povo está gritando

que o SENHOR é o seu Rei.

Deus os tirou do Egito;

ele tem a força de um touro selvagem.

A feitiçaria e a adivinhação

não valem nada

contra o povo de Israel.

Agora todos dirão

a respeito desse povo:

'Vejam só o que Deus tem feito!'

Israel se levanta como uma leoa

e se firma como um leão.

Ele não descansa

até que tenha devorado a presa

e bebido o sangue das suas vítimas."



Então Balaque disse a Balaão:
- Se você não pode amaldiçoar o povo de Israel, pelo menos não o abençoe.

Balaão respondeu:
- Eu já não disse que só posso fazer o que o SENHOR ordenar?




A terceira profecia de Balaão


Então Balaque disse a Balaão:
- Venha comigo, que eu vou levá-lo a outro lugar. Talvez Deus queira que de lá você amaldiçoe os israelitas.

Aí Balaque levou Balaão até o alto do monte Peor, no lado que dá para o deserto.

Balaão disse a Balaque:
- Construa para mim aqui sete altares e me prepare sete touros novos e sete carneiros.

Balaque fez como Balaão havia ordenado e ofereceu em sacrifício um touro novo e um carneiro em cada altar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário