Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)

sábado, 7 de maio de 2011

Números 28 a 31 (dia 37)

LIVRO DE NÚMEROS - CAPÍTULO 28

As ofertas de cada dia

(Êxodo 29:38-46)

O SENHOR Deus disse a Moisés:
- Mande que os israelitas tragam para mim, no tempo certo, as ofertas de alimento que têm um cheiro que me agrada.

- São estas as ofertas de alimento que devem ser apresentadas todos os dias e para sempre: dois carneirinhos de um ano, sem defeito.

* Um deles será oferecido de manhã, e o outro, à tarde.

* Junto com cada carneirinho, será oferecido um quilo da melhor farinha de trigo misturada com um litro de azeite.

* Esse sacrifício será completamente queimado e deverá ser oferecido todos os dias. É uma oferta de alimento, de cheiro agradável a Deus, o SENHOR, que foi apresentada pela primeira vez no monte Sinai.

* Junto com cada carneirinho, será oferecido um litro de vinho. Esse vinho deverá ser derramado no Lugar Santo, em honra do SENHOR.

* À tarde será oferecido o outro carneirinho, e, junto com ele, a mesma quantidade de farinha, azeite e vinho, como de manhã. Essa é uma oferta de alimento trazida para mim, o SENHOR, e o seu cheiro me agrada.



As ofertas dos sábados

- No sábado serão oferecidos dois carneirinhos de um ano, sem defeito, junto com dois quilos da melhor farinha misturada com azeite, como oferta de cereais, e também uma oferta de vinho.

* Essa oferta completamente queimada será oferecida todo sábado, além da oferta que é completamente queimada todos os dias e entregue junto com a oferta de vinho que a acompanha.




As ofertas da Festa da Lua Nova


- No princípio de cada mês dêem a mim, o SENHOR, uma oferta que será completamente queimada. Essa oferta será de dois touros novos, um carneiro e sete carneirinhos de um ano, todos sem defeito.

* Com cada touro novo, ofereçam três quilos da melhor farinha misturada com azeite. Com cada carneiro, ofereçam dois quilos de farinha misturada com azeite e, com cada carneirinho, um quilo.

* Essas ofertas completamente queimadas são ofertas de alimento e têm um cheiro agradável a mim, o SENHOR.

* A oferta de vinho é assim: dois litros de vinho com cada touro novo, um litro e meio com cada carneiro e um litro com cada carneirinho. São essas as ofertas que serão completamente queimadas no dia primeiro de cada mês, durante o ano inteiro.

* Além do sacrifício que é completamente queimado e que é oferecido todos os dias e além da oferta de vinho, ofereçam também ao SENHOR um bode, para tirar os pecados do povo.




As ofertas da Festa da Páscoa — Pães sem Fermento

(Êxodo 12:1-13; Levítico 23:5-8; Deuteronômio 16:1-2)

- A Festa da Páscoa, comemorada em honra do SENHOR Deus cai no dia catorze do primeiro mês.

* No dia quinze desse mês haverá festa. Durante sete dias vocês comerão pães feitos sem fermento.

* No primeiro dia dessa festa ninguém trabalhará; todos se reunirão para adorar a Deus.

* Ofereçam ao SENHOR um sacrifício que será completamente queimado, como oferta de alimento. Essa oferta será de dois touros novos, um carneiro e sete carneirinhos de um ano, todos sem defeito.

* Com cada touro novo, ofereçam três quilos da melhor farinha misturada com azeite. Com cada carneiro, ofereçam dois quilos de farinha misturada com azeite e, com cada carneirinho, um quilo.

* Ofereçam também a Deus um bode como sacrifício para tirar os pecados do povo.

* Vocês oferecerão essas coisas, além do sacrifício que é completamente queimado todas as manhãs. Assim, vocês oferecerão ao SENHOR cada dia, durante sete dias, uma oferta de alimento que tem cheiro agradável a ele. Ofereçam isso, além do sacrifício que é completamente queimado todos os dias e além da oferta de vinho.

* No sétimo dia vocês se reunirão para adorar a Deus, e ninguém trabalhará.

 



As ofertas da Festa da Colheita

(Levítico 23:15-22)


- Vocês terão outra festa, chamada "Festa da Colheita" ou "Festa das Semanas".

* No primeiro dia dessa festa, quando oferecerem a Deus, o SENHOR, a nova colheita de cereais, vocês se reunirão para o adorar, e ninguém trabalhará.

* Ofereçam ao SENHOR um sacrifício que será completamente queimado, que tem um cheiro agradável a ele. Esse sacrifício será de dois touros novos, um carneiro e sete carneirinhos de um ano, todos sem defeito.

* Com cada touro novo, ofereçam três quilos da melhor farinha misturada com azeite. Com cada carneiro, ofereçam dois quilos de farinha misturada com azeite e, com cada carneirinho, um quilo.

* Tragam também um bode como sacrifício para tirar os pecados do povo.

* Tragam isso e também a oferta de vinho, o sacrifício que é completamente queimado todos os dias e a oferta de cereais.

 



LIVRO DE NÚMEROS - CAPÍTULO 29

As ofertas da Festa do Ano-Novo

(Levítico 23:23-25)

O SENHOR deu a Moisés as seguintes ordens para o povo de Israel:
- No dia primeiro do sétimo mês vocês se reunirão para adorar o SENHOR, e ninguém trabalhará. Nesse dia as trombetas tocarão.

* Ofereçam a Deus, o SENHOR, um sacrifício que será completamente queimado, que tem um cheiro agradável a ele. Esse sacrifício será de um touro novo, um carneiro e sete carneirinhos de um ano, todos sem defeito.

* Com cada touro novo, ofereçam três quilos da melhor farinha misturada com azeite. Com cada carneiro, ofereçam dois quilos de farinha misturada com azeite e, com cada carneirinho, um quilo.

* Ofereçam a Deus também um bode como sacrifício para tirar os pecados do povo.

* Tragam isso, além da oferta que é completamente queimada em sacrifício no primeiro dia do mês, junto com a sua oferta de cereais, e além da oferta que é completamente queimada todos os dias, junto com a oferta de cereais e a oferta de vinho que a acompanha. Essas ofertas de alimento têm um cheiro agradável ao SENHOR.

 



As ofertas do Dia do Perdão

(Levítico 23:26-32)

- No dia dez do sétimo mês vocês se reunirão para adorar a Deus. Nesse dia não comam nada e não trabalhem.

* Dêem a Deus, o SENHOR, uma oferta que será completamente queimada em sacrifício e que tem um cheiro agradável a ele. Esse sacrifício será de um touro novo, um carneiro e sete carneirinhos de um ano, todos sem defeito.

* Com cada touro novo, ofereçam três quilos da melhor farinha misturada com azeite. Com cada carneiro, ofereçam dois quilos de farinha misturada com azeite e, com cada carneirinho, um quilo.

* Ofereçam também um bode como sacrifício para tirar os pecados, além do bode que é oferecido para purificar o povo e além do sacrifício que é queimado e que é oferecido todos os dias, junto com a oferta de cereais e a oferta de vinho que o acompanha.

 



As ofertas da Festa das Barracas

(Levítico 23:33-44)

- No dia quinze do sétimo mês vocês se reunirão para adorar a Deus. Essa festa em honra do SENHOR Deus deverá durar sete dias.

* No primeiro dia da festa tragam ao SENHOR uma oferta de alimento que tem um cheiro agradável a ele. Essa oferta será de 13 touros novos, dois carneiros e catorze carneirinhos de um ano, todos sem defeito.

* Com cada touro novo, ofereçam três quilos da melhor farinha misturada com azeite. Com cada carneiro, ofereçam dois quilos de farinha misturada com azeite e, com cada carneirinho, um quilo, junto com as ofertas de vinho que acompanham essa oferta.

* Ofereçam também um bode como sacrifício para tirar os pecados do povo. Ofereçam isso, além do sacrifício que é completamente queimado todos os dias, junto com a oferta de cereais e a oferta de vinho que o acompanha.

- No segundo dia ofereçam 12 touros novos, dois carneiros e catorze carneirinhos de um ano, todos sem defeito. Junto com eles, dêem também as outras ofertas que são exigidas para o primeiro dia.

- No terceiro dia ofereçam 11 touros novos, dois carneiros e catorze carneirinhos de um ano, todos sem defeito. Junto com eles, dêem também as outras ofertas que são exigidas para o primeiro dia.

- No quarto dia ofereçam 10 touros novos, dois carneiros e catorze carneirinhos de um ano, todos sem defeito. Junto com eles, dêem também as outras ofertas que são exigidas para o primeiro dia.

- No quinto dia ofereçam 9 touros novos, dois carneiros e catorze carneirinhos de um ano, todos sem defeito. Junto com eles, dêem também as outras ofertas que são exigidas para o primeiro dia.

- No sexto dia ofereçam 8 touros novos, dois carneiros e catorze carneirinhos de um ano, todos sem defeito. Junto com eles, dêem também as outras ofertas que são exigidas para o primeiro dia.

- No sétimo dia ofereçam 7 touros novos, dois carneiros e catorze carneirinhos de um ano, todos sem defeito. Junto com eles, dêem também as outras ofertas que são exigidas para o primeiro dia.

- No oitavo dia vocês se reunirão para adorar a Deus, e ninguém trabalhará. Ofereçam a Deus, o SENHOR, um sacrifício que será completamente queimado, como uma oferta de alimento que tem um cheiro agradável a ele. Essa oferta será de 1 touro novo, um carneiro e sete carneirinhos de um ano, todos sem defeito. Junto com eles, dêem também as outras ofertas que são exigidas para o primeiro dia.

- São essas as leis a respeito dos sacrifícios que são completamente queimados, das ofertas de cereais, das ofertas de vinho e das ofertas de paz que vocês devem dar a Deus, o SENHOR, nas datas marcadas para as festas. Essas coisas vocês devem oferecer a Deus e mais as ofertas que vocês prometerem ou as ofertas que fizerem por vontade própria.

Assim, Moisés disse aos israelitas tudo o que o SENHOR lhe havia ordenado.




LIVRO DE NÚMEROS - CAPÍTULO 30

Promessas e juramentos

Moisés disse aos chefes das tribos dos israelitas o seguinte:
- O que o SENHOR Deus ordenou é isto:

- Quando alguém prometer dar alguma coisa ao SENHOR ou jurar que fará ou deixará de fazer qualquer coisa, deverá cumprir a palavra e fazer tudo o que tiver prometido.

- Quando uma moça que ainda estiver morando na casa do seu pai prometer dar alguma coisa a Deus, o SENHOR, ou jurar que fará ou deixará de fazer qualquer coisa, se o pai, sabendo disso, não disser nada, então ela deverá fazer tudo o que prometeu ou jurou.

* Mas, se o pai, logo que souber disso, a proibir de cumprir o que havia prometido, então ela não precisará cumprir a sua palavra. O SENHOR a perdoará, pois o pai não a deixou cumprir o que ela havia prometido.

- Se uma moça solteira prometer alguma coisa a Deus, sabendo o que está fazendo ou sem pensar, ou jurar que fará ou deixará de fazer qualquer coisa, e depois casar, e, se o marido, sabendo disso, não disser nada, então ela deverá fazer tudo o que prometeu ou jurou.

* Mas, se o marido, logo que souber disso, a proibir de cumprir o que tinha prometido, então ela não precisará cumprir a sua palavra. O SENHOR a perdoará.

- Tanto as viúvas como as divorciadas deverão dar o que prometeram a Deus, o SENHOR, e cumprir o que juraram que fariam ou deixariam de fazer.

- Se uma mulher casada prometer alguma coisa a Deus ou jurar que fará ou deixará de fazer qualquer coisa, e, se o marido, sabendo disso, não disser nada, então ela deverá cumprir tudo o que prometeu ou jurou.

* Mas, se o marido, logo que souber disso, a proibir de cumprir o que prometeu, então ela não precisará cumprir a sua palavra. O SENHOR a perdoará, pois o marido não a deixou cumprir o que ela havia prometido.

* O marido tem o direito de confirmar ou de anular qualquer promessa ou juramento que ela tenha feito. Mas, se até o dia seguinte o marido não disser nada a ela a respeito do assunto, então ela deverá fazer tudo o que prometeu ou jurou. O marido confirmou o juramento, pois não disse nada a ela logo que soube do caso. Porém, se mais tarde o marido anular o que ela prometeu, será ele o castigado, e não ela.

São esses os regulamentos que o SENHOR deu a Moisés a respeito de promessas feitas por moças solteiras e por mulheres casadas.

 



LIVRO DE NÚMEROS - CAPÍTULO 31

A batalha contra os midianitas

O SENHOR Deus disse a Moisés:
- Mande que os israelitas se vinguem do mal que os midianitas lhes fizeram. Depois disso você vai morrer.

Então Moisés disse ao povo:
- Preparem homens para a batalha, ataquem os midianitas e se vinguem deles pelo que fizeram contra Deus, o SENHOR. Cada tribo deve mandar 1.000 soldados para esta guerra.

Assim, dos milhares de israelitas foram mandados de cada tribo mil soldados armados, 12.000 ao todo.

Moisés mandou esses soldados para a batalha, debaixo do comando de Finéias, filho do sacerdote Eleazar, que levou também os objetos sagrados e as cornetas para dar os sinais.

Eles atacaram os midianitas, como o SENHOR havia ordenado a Moisés, e mataram todos os homens.

Entre os mortos estavam Evi, Requém, Zur, Hur e Reba, os cinco reis midianitas.

Também mataram à espada Balaão, filho de Beor.

Os israelitas levaram presas as mulheres e as crianças dos midianitas. Pegaram também as suas ovelhas e cabras, o seu gado e todos os seus bens. Incendiaram todas as cidades onde os midianitas moravam e queimaram todos os acampamentos. Eles pegaram o que haviam tomado dos midianitas e também os prisioneiros e os animais e levaram tudo a Moisés, ao sacerdote Eleazar e ao povo de Israel, que estavam acampados nas planícies de Moabe, perto do rio Jordão, na altura de Jericó, que ficava no outro lado do rio.



A volta do exército israelita


Moisés, o sacerdote Eleazar e todas as autoridades do povo saíram do acampamento e foram ao encontro do exército. Moisés ficou muito zangado com os oficiais que haviam voltado da batalha, isto é, os comandantes dos batalhões e das companhias.

Moisés perguntou:
- Por que vocês deixaram vivas todas as mulheres? Lembrem que foram as mulheres que, seguindo os conselhos de Balaão, fizeram com que os israelitas fossem infiéis a Deus, o SENHOR, adorando o deus Baal-Peor. Foi por isso que houve uma epidemia no meio do povo de Deus.

* Agora matem todos os meninos e todas as mulheres que não forem virgens. Mas deixem viver todas as meninas e as moças que forem virgens; elas pertencem a vocês.

* Agora todos os que tiverem matado alguém ou que tiverem tocado em algum morto devem ficar fora do acampamento sete dias. No terceiro dia e no sétimo, vocês e as prisioneiras devem se purificar. Purifiquem também todas as roupas, todos os objetos feitos de couro, tudo o que é feito de pêlos de cabra e tudo o que é feito de madeira.

Então o sacerdote Eleazar disse aos homens que tinham voltado da batalha:
- A lei que o SENHOR Deus ordenou a Moisés é esta:

* Tudo o que o fogo não destrói, como ouro, prata, bronze, ferro, estanho e chumbo, deverá ser purificado pelo fogo. Mas tudo o que o fogo pode destruir será purificado com água.

* No sétimo dia, para se purificarem, vocês deverão lavar as roupas que estiverem vestindo. Depois disso vocês poderão entrar no acampamento.




A divisão das coisas tomadas dos midianitas

O SENHOR Deus disse a Moisés:
- Você, com a ajuda do sacerdote Eleazar e das autoridades do povo, faça uma lista de tudo o que foi tomado na batalha, incluindo as pessoas e os animais. Divida em duas partes iguais o que foi tomado: uma parte para os soldados e a outra para o resto do povo.

* Da parte que pertence aos soldados que estiveram na batalha, separe um imposto para Deus, o SENHOR: uma pessoa de cada quinhentas e a mesma coisa quanto aos bois, jumentos, ovelhas e cabras. Pegue esse imposto e entregue ao sacerdote Eleazar, como oferta ao SENHOR.

* Da parte que pertence ao povo, pegue um de cada cinqüenta, tanto de pessoas como de bois, de jumentos, de ovelhas, de cabras e de qualquer outro animal, e dê aos levitas, que cuidam da Tenda do SENHOR.

Moisés e Eleazar fizeram o que o SENHOR havia ordenado.

Esta é a lista do que foi tomado pelos soldados, sem contar o que eles pegaram para si mesmos: 675.000 ovelhas e cabras, 72.000 bois e vacas, 61.000 jumentos e 32.000 pessoas.

A metade que ficou para os soldados foi de 337.500 ovelhas e cabras, das quais 675 foram o imposto para Deus, o SENHOR; 36.000 bois e vacas para os soldados, dos quais 72 foram o imposto para o SENHOR; 30.500 jumentos para os soldados, dos quais 61 foram o imposto para Deus; e 16.000 virgens para os soldados, das quais 32 foram o imposto para Deus.

Assim, Moisés deu a Eleazar o imposto como uma oferta especial a Deus, o SENHOR, como o SENHOR havia ordenado.

A parte do povo foi igual à parte dos soldados, isto é, 337.500 ovelhas e cabras, 36.000 bois e vacas, 30.500 jumentos e 16.000 virgens.

Como o SENHOR havia ordenado, dessa metade que pertencia ao povo, Moisés pegou um de cada cinquenta, tanto de pessoas como de animais, e deu aos levitas, que cuidavam da Tenda Sagrada.




A oferta dos oficiais

Os oficiais do exército, isto é, os comandantes dos batalhões e das companhias, foram falar com Moisés e disseram:
- Contamos os soldados que estão debaixo do nosso comando, e não está faltando nenhum. Assim trouxemos o que cada um pegou: objetos de ouro, correntinhas, pulseiras, anéis, brincos e colares. Nós os oferecemos a Deus, o SENHOR, como pagamento pela nossa vida, para que ele nos proteja.

Moisés e o sacerdote Eleazar receberam todas essas jóias de ouro. O peso total do ouro que foi separado e oferecido a Deus, o SENHOR, pelos oficiais foi de 191 quilos.

Os que não eram oficiais ficaram com as coisas que tiraram dos inimigos.

Assim, Moisés e o sacerdote Eleazar receberam o ouro dos oficiais e o levaram para a Tenda Sagrada a fim de que o SENHOR protegesse o povo de Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário