Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Provérbios 2 a 5 (dia 161)

Provérbios 2

As recompensas da sabedoria

1 Filho, aprenda o que eu lhe ensino e nunca esqueça o que mando você fazer. 2 Escute os sábios e procure entender o que eles ensinam. 3 Sim, peça sabedoria e grite pedindo entendimento. 4 Procure essas coisas, como se procurasse prata ou um tesouro escondido. 5 Se você fizer isso, saberá o que quer dizer temer o Senhor, e aprenderá a conhecê-lo. 6 É o Senhor quem dá sabedoria; a sabedoria e o entendimento vêm dele. 7 Ele dá ajuda e proteção a quem é direito e honesto.

8 Deus protege os que tratam os outros com justiça e guarda os que lhe obedecem.
9 Se você me ouvir, entenderá o que é direito, justo e honesto e saberá o que deve fazer. 10 Você se tornará sábio, e a sua sabedoria lhe dará prazer. 11 O seu entendimento e a sua sabedoria o protegerão 12 e o livrarão de fazer o mal. Assim, você ficará longe das pessoas que vivem dizendo mentiras — 13 pessoas que abandonaram uma vida direita para viver na escuridão do pecado; 14 pessoas que têm prazer em fazer o mal e se alegram quando o mal é praticado;

15 pessoas desonestas, em quem não se pode confiar.
16 Então você será capaz de evitar a mulher imoral que tentar conquistá-lo com palavras sedutoras — 17 a mulher que esquece os votos sagrados do casamento e é infiel ao seu marido. 18 Se você for à casa dela, estará seguindo o caminho da morte; quem vai lá está perto do mundo dos mortos. 19 O homem que visita essa mulher não consegue voltar para a estrada da vida. 20 Portanto, siga o exemplo dos bons e viva uma vida correta. 21 Os homens direitos, de caráter, viverão nesta nossa terra. 22 Mas Deus varrerá dela os maus e arrancará os pecadores como se arrancam plantas do chão.



Provérbios 3

Conselhos para os moços

1 Filho, não esqueça os meus ensinamentos; lembre sempre dos meus conselhos. 2 Os meus ensinamentos lhe darão uma vida longa e cheia de sucesso. 3 Não abandone a lealdade e a fidelidade; guarde-as sempre bem gravadas no coração.

4 Se você fizer isso, agradará tanto a Deus como aos seres humanos.
5 Confie no Senhor de todo o coração e não se apoie na sua própria inteligência. 6 Lembre de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo. 7 Não fique pensando que você é sábio; tema o Senhor e não faça nada que seja errado. 8 Pois isso será como um bom remédio para curar as suas feridas e aliviar os seus sofrimentos. 9 Adore a Deus, oferecendo-lhe o que a sua terra produz de melhor.

10 Faça isso, e os seus depósitos ficarão cheios de cereais, e você terá tanto vinho, que não será capaz de armazenar.
11 Filho, preste atenção quando o Senhor Deus o castiga e não se desanime quando ele o repreende. 12 Porque o Senhor corrige quem ele ama, assim como um pai corrige o filho a quem ele quer bem. 13 Feliz é a pessoa que acha a sabedoria e que consegue compreender as coisas, 14 pois isso é melhor do que a prata e tem mais valor do que o ouro. 15 A sabedoria é mais preciosa do que as joias; tudo o que a gente deseja não se pode comparar com ela. 16 A sabedoria oferece uma vida longa e também riquezas e honras. 17 Ela torna a vida agradável e guia a pessoa com segurança em tudo o que faz.

18 Os que se tornam sábios são felizes, e a sabedoria lhes dará vida.

19 Com a Sabedoria o Senhor Deus criou a terra;
e com o seu conhecimento colocou o céu no lugar próprio.

20 A sua sabedoria fez os rios nascerem
e fez as nuvens darem chuva à terra.
21 Filho, tenha sempre sabedoria e compreensão e nunca deixe que elas se afastem de você. 22 Elas lhe darão vida, uma vida agradável e feliz. 23 Você caminhará seguro e não tropeçará. 24 Quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranquilo a noite inteira. 25 Você não ficará preocupado com os desastres que caem de repente como uma tempestade sobre os maus.

26 Pois o Senhor Deus lhe dará segurança e nunca deixará você cair numa armadilha.
27 Sempre que puder, ajude os necessitados. 28 Não diga ao seu vizinho que espere até amanhã, se você pode ajudá-lo hoje. 29 Não planeje nenhum mal contra o seu vizinho; ele mora ao seu lado e confia em você. 30 Nunca discuta sem motivo com alguém que não lhe fez nenhum mal. 31 Não tenha inveja dos violentos, nem faça o que eles fazem, 32 pois o Senhor Deus detesta os que praticam o mal, mas é amigo dos que são direitos. 33 O Senhor amaldiçoa a casa dos maus, porém abençoa o lar dos que são corretos. 34 Ele zomba dos que zombam dele, mas ajuda os humildes. 35 Os sábios ganharão prestígio, mas os que não têm juízo passarão cada vez mais vergonha.



Provérbios 4

As vantagens da sabedoria

1 Filhos, escutem o que o seu pai ensina. Prestem atenção e compreenderão as coisas. 2 O que eu ensino é bom; portanto, lembrem dos meus conselhos. 3 Quando eu era menino, filho único dos meus pais,

4 o meu pai me ensinava, dizendo:
— Lembre das minhas palavras e nunca as esqueça. Faça o que eu digo e você viverá. 5 Procure conseguir sabedoria e compreensão. Não esqueça, nem se afaste do que eu digo. 6 Não abandone a sabedoria, e ela protegerá você. Ame-a, e ela lhe dará segurança. 7 Para ter sabedoria, é preciso primeiro pagar o seu preço. Use tudo o que você tem para conseguir a compreensão. 8 Ame a sabedoria, e ela o tornará importante; abrace-a e você será respeitado.

9 A sabedoria será para você um enfeite, como se fosse uma linda coroa.
10 Escute, meu filho. Aceite o que estou dizendo e você terá uma vida longa. 11 Eu lhe tenho ensinado o caminho da sabedoria e a maneira certa de viver. 12 Se você andar sabiamente, nada atrapalhará o seu caminho, e você não tropeçará quando correr. 13 Lembre sempre daquilo que aprendeu. A sua educação é a sua vida; guarde-a bem. 14 Não vá aonde vão os maus. Não siga o exemplo deles. 15 Não faça o que eles fazem. Afaste-se do mal. Desvie-se dele e passe de lado. 16 Os maus não podem dormir sem ter feito alguma coisa má; eles ficam acordados até conseguirem prejudicar alguém.

17 Porque para eles a maldade e a violência são comida e bebida.
18 A estrada em que caminham as pessoas direitas é como a luz da aurora, que brilha cada vez mais até ser dia claro.

19 Mas a estrada dos maus é escura como a noite; eles caem e não podem ver no que foi que tropeçaram.
20 Filho, preste atenção no que eu digo. Escute as minhas palavras. 21 Nunca deixe que elas se afastem de você. Lembre delas e ame-as. 22 Elas darão vida longa e saúde a quem entendê-las. 23 Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos. 24 Nunca fale mentiras, nem diga palavras perversas. 25 Olhe firme para a frente, com toda a confiança; não abaixe a cabeça, envergonhado. 26 Pense bem no que você vai fazer, e todos os seus planos darão certo. 27 Evite o mal e caminhe sempre em frente; não se desvie nem um só passo do caminho certo.



Provérbios 5

Conselhos contra o adultério

1 Filho, preste atenção no que eu digo com a minha sabedoria e compreensão. 2 Então você saberá como se comportar, e as suas palavras mostrarão que você tem conhecimento das coisas. 3 Os lábios da mulher imoral podem ser tão doces como o mel, e os seus beijos, tão suaves como o azeite; 4 porém, quando tudo termina, o que resta é amargura e sofrimento. 5 Ela está descendo para o mundo dos mortos; a estrada em que ela anda é o caminho da morte.

6 Essa mulher não anda na estrada da vida; ela caminha sem rumo, mas não sabe disso.
7 Agora escute, meu filho, e não esqueça o que eu estou dizendo! 8 Afaste-se desse tipo de mulher. Não chegue nem perto da porta da sua casa! 9 Se não, outros passarão a ter o bom nome que você tinha antes, e você morrerá ainda moço, nas mãos de homens cruéis. 10 Sim, pessoas estranhas tomarão toda a sua riqueza, e o que você ganhou com o seu trabalho acabará nas mãos dos outros. 11 Você ficará gemendo no seu leito de morte enquanto todo o seu corpo vai sendo destruído pouco a pouco.

12 Então você dirá:
— Como eu tinha raiva de conselhos! Nunca aceitei conselhos de ninguém. 13 Não ouvi os meus mestres, nem dei atenção a eles

14 e quase caí na desgraça diante de todos.
15 Seja fiel à sua mulher e dê o seu amor somente a ela. 16 Os filhos que você tiver com outras mulheres não lhe farão nenhum bem. 17 Os seus filhos devem crescer para ajudar você e não para ajudar os outros. 18 Portanto, alegre-se com a sua mulher, seja feliz com a moça com quem você casou, 19 amorosa como uma corça, graciosa como uma cabra selvagem. Que ela cerque você com o seu amor, e que os seus encantos sempre o façam feliz! 20 Filho, por que dar o seu amor a uma mulher imoral? Por que preferir os encantos da mulher de outro homem? 21 Deus sabe por onde você anda e vê tudo o que você faz. 22 As injustiças que um homem mau comete são uma armadilha; ele é apanhado na rede do seu próprio pecado. 23 Morre porque não se controla: a sua grande loucura o levará à cova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário