Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Provérbios 6 a 9 (dia 162)

Provérbios 6

Outros conselhos


1 Filho, você é fiador de alguém? 2 Deu a sua palavra e ficou preso na promessa que fez? 3 Então, meu filho, agora você está nas mãos dessa pessoa. Mas há um jeito de sair disso: vá logo e peça que ela livre você dessa obrigação. 4 Não durma, nem descanse; 5 saia dessa armadilha, como um passarinho ou uma gazela escapa do caçador.
6 Preguiçoso, aprenda uma lição com as formigas! 7 Elas não têm líder, nem chefe, nem governador, 8 mas guardam comida no verão, preparando-se para o inverno.

9 Preguiçoso, até quando você vai ficar deitado? Quando vai se levantar?

10 Então o preguiçoso diz: “Eu vou dormir somente um pouquinho, vou cruzar os braços e descansar mais um pouco.”

11 Mas, enquanto ele dorme, a pobreza o atacará como um ladrão armado.
12 Os homens maus e sem valor vivem dizendo mentiras. 13 Piscam e fazem gestos para enganar os outros. 14 As suas mentes perversas estão sempre planejando o mal, e eles espalham confusão por toda parte.

15 Por isso a desgraça cairá de repente sobre eles, e não poderão escapar.

16-19 Existem sete coisas que o Senhor Deus detesta e que não pode tolerar:


o olhar orgulhoso,
a língua mentirosa,
mãos que matam gente inocente,
a mente que faz planos perversos,
pés que se apressam para fazer o mal,
a testemunha falsa que diz mentiras
e a pessoa que provoca brigas entre amigos.




Os perigos do adultério

20 Filho, faça o que o seu pai diz e nunca esqueça o que a sua mãe ensinou. 21 Guarde sempre as suas palavras bem gravadas no coração. 22 Os seus ensinamentos o guiarão quando você viajar, protegerão você de noite e aconselharão de dia. 23 As suas instruções são uma luz brilhante, e a sua correção ensina a viver. 24 Elas livrarão você da mulher imoral e das suas palavras sedutoras. 25 Não seja tentado pela sua beleza, nem caia na armadilha dos seus olhos tentadores.

26 Qualquer homem pode ter uma prostituta por pouco dinheiro, mas o adultério custará a ele a sua própria vida.
27 Será que você pode carregar fogo no colo sem queimar a roupa? 28 Será que você pode andar em cima de brasas sem queimar os pés? 29 O homem que dorme com a mulher de outro corre esse mesmo perigo. Quem fizer isso terá de sofrer muito. 30 Quem rouba comida para matar a fome não é desprezado. 31 Porém, se é apanhado, tem de pagar sete vezes mais: ele precisa entregar tudo o que tem. 32 No entanto o homem que comete adultério não tem juízo; ele está se destruindo a si mesmo. 33 Passará vergonha, levará uma surra e ficará desmoralizado para sempre. 34 Porque o ciúme faz o marido ficar furioso, e a sua vingança não tem limites. 35 Ele não aceitará nenhum pagamento; e mesmo uma porção de presentes não acabará com a sua raiva.




Provérbios 7

1 Filho, lembre do que eu digo e nunca esqueça os meus conselhos. 2 Faça o que eu digo e você viverá. Siga as minhas instruções com o mesmo cuidado com que você protege os olhos. 3 Guarde sempre os meus ensinamentos bem gravados no coração. 4 Trate a Sabedoria como sua irmã e o Entendimento, como o seu melhor amigo.

5 Eles conservarão você longe das mulheres imorais, das mulheres de palavras sedutoras.




A mulher imoral

6 Uma vez eu estava olhando pela janela da minha casa 7 e vi vários rapazes sem experiência; mas notei que um deles era mesmo sem juízo. 8 Esse rapaz estava andando pela rua, perto da esquina onde morava uma certa mulher. Ele passava por perto da casa dela, 9 ao anoitecer, quando já estava escuro. 10 E aconteceu que essa mulher foi encontrar-se com ele, vestida como uma prostituta e cheia de malícia. 11 Ela era espalhafatosa e sem-vergonha e estava sempre andando pelas ruas. 12 Ficava esperando em alguma esquina, às vezes numa rua, outras vezes na praça.

13 Ela chegou perto do rapaz, e o abraçou, e beijou. Então, com um olhar atrevido, disse:
14 — Paguei hoje os meus votos, e a carne da oferta de paz está comigo. 15 Por isso saí procurando você. Eu queria encontrá-lo, e você está aqui! 16 Já forrei a minha cama com lençóis de linho colorido do Egito. 17 Eu a perfumei com mirra, aloés e flor de canela. 18 Venha, vamos amar a noite toda. Passaremos momentos felizes nos braços um do outro. 19 O meu marido não está em casa; ele foi fazer uma longa viagem.

20 Levou bastante dinheiro e só voltará daqui a alguns dias.
21 Assim, ela o tentou com os seus encantos, e ele caiu na sua conversa. 22 E, num instante, lá foi ele com ela, como um boi que vai para o matadouro, como um animal que corre para a armadilha, 23 onde uma flecha atravessará o seu coração. Era como um pássaro que entra num alçapão, sem saber que a sua vida está em perigo.
24 Agora, meu filho, escute! Preste atenção no que vou dizer. 25 Não deixe que uma mulher como essa ganhe o seu coração; não ande atrás dela. 26 Pois ela tem sido a desgraça de muitos homens e tem causado a morte de tantos, que nem dá para contar. 27 Se você for à casa dessa mulher, estará caminhando para o mundo dos mortos, pelo caminho mais curto.




Provérbios 8

Elogio à Sabedoria


1 Escutem! A Sabedoria está gritando:
a Compreensão está chamando em voz alta.

2 A Sabedoria está no alto dos morros,
na beira da estrada e nas encruzilhadas dos caminhos.

3 Está na entrada da cidade,
perto dos portões, gritando:

4 “Eu estou falando com todos vocês
e faço um pedido a todos os moradores da terra.

5 Você é jovem e sem experiência? Aprenda a ser prudente.
Você é tolo? Aprenda a ter juízo.

6 Escutem, pois digo coisas importantes;
tudo o que eu digo é certo.

7 O que eu digo é verdade,
pois odeio a mentira.

8 Tudo o que afirmo é verdadeiro;
nada do que falo é enganoso ou falso.

9 Para a pessoa que tem compreensão, tudo é claro;
tudo é fácil de entender para quem é bem informado.

10 Aceite os meus ensinamentos em vez de prata
e o meu conhecimento, em lugar de ouro puro.”

11 “Eu sou a Sabedoria; sou mais preciosa do que as joias.
Tudo o que você deseja não pode se comparar comigo.

12 Eu sou a Sabedoria; tenho compreensão,
conhecimento e juízo.

13 Temer o Senhor Deus é odiar o mal.
Eu odeio o orgulho e a falta de modéstia,
os maus caminhos e as palavras falsas.

14 Faço planos e os ponho em prática;
tenho inteligência e sou forte.

15 Eu ajudo os reis a governarem
e os governantes a fazerem boas leis.

16 Os governadores governam com a minha ajuda,
e também todas as autoridades e pessoas importantes da terra.”

17 “Eu amo aquele que me ama;
e quem me procura acha.

18 Tenho riquezas e honras,
prosperidade e justiça.

19 O que eu ofereço vale mais do que o ouro fino
e é melhor do que a prata mais pura.

20 Eu ando no caminho da honestidade
e sigo os passos da justiça,

21 dando riqueza aos que me amam
e enchendo as suas casas de tesouros.”

22 “O Senhor Deus me criou antes de tudo,
antes das suas obras mais antigas.

23 Eu fui formada há muito tempo,
no começo, antes do princípio do mundo.

24 Nasci antes dos oceanos
quando ainda não havia fontes de água.

25 Nasci antes das montanhas,
antes de os morros serem colocados nos seus lugares,

26 antes de Deus ter feito a terra e os seus campos
ou mesmo o primeiro punhado de terra.

27 Eu estava lá quando ele colocou o céu no seu lugar
e estendeu o horizonte sobre o oceano.

28 Estava lá quando ele pôs as nuvens no céu
e abriu as fontes do mar,

29 e quando ordenou às águas
que não subissem além do que ele havia permitido.
Eu estava lá quando ele colocou os alicerces da Terra.

30 Estava ao seu lado como arquiteta
e era a sua fonte diária de alegria,
sempre feliz na sua presença —

31 feliz com o mundo
e contente com a raça humana.”

32 “Agora, moços, escutem!
Façam o que eu digo e serão felizes.

33 Aprendam o que é ensinado a vocês.
Sejam sábios; não abandonem esses ensinamentos.

34 Aquele que me ouve será feliz:
aquele que fica todos os dias na minha porta,
esperando na entrada da minha casa.

35 Pois quem me encontra encontra a vida,
e o Senhor Deus ficará contente com ele.

36 Mas quem não me encontra prejudica-se a si mesmo;
todos os que me odeiam amam a morte.”




Provérbios 9

A Sabedoria e a falta de juízo


1 A Sabedoria construiu a sua casa sobre sete colunas. 2 Mandou matar animais para uma festa, preparou vinho e pôs a mesa. 3 Aí mandou as suas empregadas gritarem do lugar mais alto da cidade: 4 “Entre, gente tola!” E disse às pessoas sem juízo: 5 “Venham, comam a minha comida e bebam o vinho que eu preparei.

6 Deixem a companhia dos tolos e vivam. Sigam o caminho do conhecimento.”
7 Se você repreender uma pessoa vaidosa, a única coisa que vai conseguir é ser insultado. Se tentar corrigir um homem mau, o que vai conseguir é ser humilhado. 8 Nunca repreenda uma pessoa vaidosa; ela o odiará por isso. Mas, se você corrigir uma pessoa sábia, ela o respeitará.

9 Qualquer coisa que você ensina a uma pessoa sábia torna-a mais sábia ainda. E tudo o que você diz a uma pessoa direita aumenta a sabedoria dela.
10 Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Se você conhece o Deus Santo, então você tem compreensão das coisas. 11 A sabedoria fará com que você viva uma vida mais longa.

12 Se você for sábio, o lucro será seu; se zombar de tudo, você mesmo sofrerá as consequências.
13 A falta de juízo é como uma mulher espalhafatosa, tola e sem-vergonha. 14 Ela senta-se à porta da sua casa ou num banco no lugar mais alto da cidade 15 e grita aos que passam preocupados com os seus negócios: 16 “Entre, gente tola!” E diz às pessoas que não têm juízo: 17 “A água roubada é mais gostosa; o pão furtado é mais saboroso.” 18 Mas os convidados dela não sabem que aqueles que vão à sua casa morrem e que os que entraram já estão nas profundezas do mundo dos mortos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário