Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Zacarias 3 a 6 (dia 231)

ZACARIAS 3

A quarta visão: o Grande Sacerdote Josué


1 Em outra visão, Deus me mostrou o Grande Sacerdote Josué, que estava de pé em frente do Anjo do Senhor. Satanás estava à direita de Josué, pronto para acusá-lo. 2 O Anjo do Senhor disse a Satanás:

Que Deus o condene, Satanás! Que o Senhor, que escolheu Jerusalém, o condene! Esse homem é como um tição tirado do fogo.


3 Josué, vestido com roupas sujas, continuava de pé em frente do Anjo. 4 Aí o Anjo disse aos seus ajudantes que tirassem a roupa de Josué e depois lhe disse:

Assim eu tiro os seus pecados e agora vou vesti-lo com roupas de festa.


5 Em seguida, o Anjo mandou que os seus ajudantes pusessem na cabeça de Josué um turbante que havia sido purificado. Eles puseram o turbante na cabeça dele e o vestiram com roupas de festa; e o Anjo do Senhor continuava ali de pé. 6 E ele disse a Josué:

7 — O Senhor Todo-Poderoso lhe diz o seguinte: “Se você obedecer às minhas leis e cumprir os seus deveres conforme eu ordeno, você será o administrador do Templo. Cuidará do santuário e de todos os outros edifícios; e, como estes anjos que estão aqui, você terá o mesmo direito de estar na minha presença. 8 Portanto, escute, Grande Sacerdote Josué, e escutem também os sacerdotes que estão com você. Vocês todos são um sinal de que eu vou enviar ao meu povo o meu servo que se chama ‘Ramo Novo’. 9 Coloquei em frente de Josué uma pedra que tinha sete lados. Eu, o Senhor Todo-Poderoso, vou gravar nela um nome e num só dia vou tirar o pecado deste país. 10 Naquele dia, cada um de vocês poderá convidar os vizinhos para que venham e fiquem à vontade debaixo das parreiras e das figueiras. Eu, o Senhor Todo-Poderoso, falei.”






ZACARIAS 4

A quinta visão: o candelabro de ouro


1 O anjo que havia falado comigo voltou e me acordou, como se acorda alguém que está dormindo.


2 Ele me perguntou:

O que é que você está vendo?


Respondi:

— Estou vendo um candelabro de ouro e em cima dele um vaso para o azeite; há sete lamparinas no candelabro, e há sete tubos por onde o azeite chega até as lamparinas. 3 Perto do candelabro, estou vendo duas oliveiras, uma de cada lado.


4 Aí perguntei ao anjo:

— Meu senhor, o que quer dizer isso?


5 — Você não sabe? — ele perguntou.


— Não, senhor! — respondi.






A promessa de Deus a Zorobabel


6 Depois disso, o anjo mandou que eu entregasse a Zorobabel a seguinte mensagem de Deus, o Senhor:

Não será por meio de um poderoso exército nem pela sua própria força que você fará o que tem de fazer, mas pelo poder do meu Espírito. Sou eu, o Senhor Todo-Poderoso, quem está falando.

7 — Diante de Zorobabel, altas montanhas vão virar campos planos. Ele vai trazer a pedra mais importante do Templo, e o povo vai gritar: “Que beleza! Que beleza!”


8 O Senhor falou comigo mais uma vez. 9 Ele disse:

Zorobabel pôs o alicerce deste Templo e ele mesmo vai terminar a construção. Quando isso acontecer, o povo saberá que eu, o Senhor Todo-Poderoso, enviei você para falar a eles. 10 E os que não deram valor a um começo tão humilde vão ficar alegres quando virem Zorobabel terminando a construção do Templo.

As sete lamparinas representam os sete olhos do Senhor Deus, que veem tudo o que se passa no mundo inteiro.


11 Aí eu perguntei:

— E o que querem dizer as duas oliveiras, uma de cada lado do candelabro?


12 E perguntei também:

— E o que querem dizer os dois ramos da oliveira, que estão perto dos dois tubos de ouro por onde passa o azeite?


13 — E você não sabe? — ele perguntou.

— Não, senhor! — respondi.


14 Então ele explicou:

Eles representam os dois homens que foram escolhidos e ungidos para servir o Senhor do mundo inteiro.






ZACARIAS 5

A sexta visão: o rolo voador


1 Tive ainda outra visão. Vi um livro em forma de rolo, que estava voando. 2 E o anjo me perguntou:

O que é que você está vendo?


Eu respondi:

— Estou vendo um rolo voando; ele tem nove metros de comprimento por quatro e meio de largura.


3 O anjo explicou:

Neste rolo, está escrita a maldição que vai se espalhar pelo país inteiro. De um lado do rolo, está escrito que serão expulsos do país todos os que roubam; do outro lado, está escrito que serão expulsos todos os que fazem juramentos falsos pelo nome de Deus. 4 O Senhor Todo-Poderoso promete que ele mandará essa maldição, e ela entrará nas casas dos ladrões e dos que juram falso pelo nome dele. Ela ficará naquelas casas até que estejam completamente destruídas; e não sobrarão nem vigas nem pedras.






A sétima visão: a mulher dentro da cesta


5 O anjo que havia falado comigo voltou e me disse:

Olhe o que vem vindo agora!


6 — O que é isto? — eu perguntei.


Ele respondeu:

É uma cesta, e ela representa os pecados do povo deste país.


7 A cesta tinha uma tampa de chumbo; levantaram a tampa, e lá dentro estava uma mulher sentada.


8 O anjo explicou:

Esta mulher representa a maldade.


Então ele a empurrou para o fundo da cesta e fechou a tampa.


9 Olhei e vi duas mulheres que tinham asas como as da cegonha. As mulheres voavam, levadas pelo vento. Elas chegaram, pegaram a cesta e saíram voando.


10 Perguntei ao anjo:

— Para onde elas estão levando a cesta?


11 Ele respondeu:

Para a Babilônia. Lá elas vão construir um templo, onde vão colocar a cesta numa base.






ZACARIAS 6

A oitava visão: os carros de guerra


1 Tive mais uma visão. Vi dois montes feitos de bronze, e do meio deles estavam saindo quatro carros de guerra. 2 O primeiro carro era puxado por cavalos vermelhos; o segundo, por cavalos pretos; 3 o terceiro, por cavalos brancos; e o quarto, por cavalos baios.

 


 
4 Perguntei ao anjo:

— Meu senhor, o que são estes carros de guerra?


5 Ele respondeu:

São os quatro ventos, que estão saindo da presença do Senhor do mundo inteiro. 6 O carro puxado pelos cavalos pretos vai para a Babilônia, a terra do Norte; o carro puxado pelos cavalos brancos vai para a terra do Oeste; e o carro puxado pelos cavalos baios vai para a terra do Sul.


7 Os cavalos baios saíram, com vontade de correr pelo mundo inteiro. Então o anjo ordenou:

— Vão e corram pelo mundo inteiro!


E eles fizeram isso.


8 Aí o anjo me chamou e disse:

— Os cavalos que foram para a terra do Norte vão fazer parar a ira do Senhor contra aquele país.






A coroa de Josué


9 O Senhor Deus falou comigo. Ele disse:


10 — Vá receber as ofertas feitas por Heldai, Tobias e Jedaías, que voltaram do cativeiro na Babilônia. Depois, vá logo até a casa de Josias, filho de Sofonias, 11 com a prata e o ouro que você tiver recebido e faça uma coroa. Coloque a coroa na cabeça do Grande Sacerdote Josué, filho de Jozadaque. 12 E diga a ele que o Senhor Todo-Poderoso promete o seguinte: “O homem chamado de ‘Ramo Novo’ brotará das suas próprias raízes e construirá de novo o Templo do Senhor. 13 É ele que vai reconstruir o Templo e receber as honrarias que pertencem a um rei. Ele vai sentar no seu trono e reinar. Um sacerdote se sentará no seu próprio trono, e haverá uma paz perfeita entre ‘O Ramo Novo’ e esse sacerdote.” 14 Mas depois a coroa será colocada no Templo do Senhor em memória de Heldai, de Tobias, de Jedaías e de Josias, filho de Sofonias.

15 Pessoas que moram longe de Jerusalém virão ajudar a construir de novo o Templo do Senhor. Aí vocês saberão que o Senhor Todo-Poderoso me enviou a vocês. Tudo isso acontecerá se obedecerem com todo o coração às leis do Senhor, o Deus de vocês.

___

Nova Traduҫão na Linguagem de Hoje 2000 (NTLH) Copyright 2000 Sociedade Bíblica do Brasil. Todos os direitos reservados / All rights reserved.


Nenhum comentário:

Postar um comentário