Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Jó 9 a 12 (dia 112)

Jó 9

Resposta de Jó

Caps. 9-10

Quem se atreve a discutir com Deus?


1 Então em resposta Jó disse:

2 “Eu sei muito bem que as coisas são assim.
Mas como é que uma pessoa pode provar a Deus
que ela está com a razão?

3 Quem se atreve a discutir com Deus?
Ele pode fazer mil perguntas
a que ninguém é capaz de responder.

4 A sua sabedoria é profunda,
e o seu poder é grande;
quem pode desafiá-lo e vencer?

5 Sem aviso ele muda de lugar os montes
e na sua ira os destrói.

6 Deus manda terremotos, e o chão treme;
ele abala as colunas que sustentam a terra.

7 Deus dá ordem, e o sol não nasce;
ele apaga a luz das estrelas.

8 Deus sozinho estendeu o céu;
ele pisou sobre as costas do Mar.

9 Deus criou as estrelas em grupos:
a Ursa Maior, as Três-Marias e as Sete-Cabrinhas,
e fez também as estrelas do Sul.

10 Deus faz coisas grandes e maravilhosas,
e os seus milagres não têm fim.

11 Deus passa perto de mim, e eu não vejo;
ele vai andando, e eu não percebo.

12 Se Deus quer ficar com alguma coisa,
quem pode impedi-lo?
Quem se atreve a perguntar: ‘O que estás fazendo?’

13 Deus não volta atrás na sua ira;
a seus pés caem derrotados os aliados do monstro Raabe.”



Sou inocente e sincero

14 “Quem sou eu, então, para responder a Deus?
Onde vou achar palavras para discutir com ele?

15 Ainda que eu tivesse razão, eu não responderia.
Ele é o meu juiz; só posso pedir misericórdia.

16 Ainda que eu o chamasse ao tribunal, e ele se apresentasse,
não acredito que ouviria o meu caso.

17 Deus me esmaga com uma tempestade
e sem motivo aumenta as minhas feridas.

18 Ele não me deixa nem respirar
e enche de amargura a minha vida.

19 Farei uso da força? Ele é o forte.
Chamarei Deus ao tribunal? E quem o obrigaria a comparecer?

20 Sou inocente e sincero,
mas as minhas palavras me condenariam
e me declarariam culpado.

21 Sou inocente, mas não me importo com isso;
estou cansado de viver.

22 Para mim, é tudo a mesma coisa;
por isso, digo que Deus destrói tanto os bons como os maus.

23 Se, de repente, uma desgraça mata pessoas inocentes,
Deus ri.

24 Deus entregou o mundo nas mãos dos maus
e cobriu os olhos dos juízes com uma venda.
E, se não foi Deus quem fez isso, então quem foi?”




Deus não acredita que eu seja inocente

25 “Os meus dias correm mais depressa do que um atleta;
eles fogem sem ter visto a felicidade.

26 A minha vida passa como um barco ligeiro,
como uma águia quando se lança sobre um coelho.

27 Posso tentar esquecer as minhas queixas,
posso deixar o meu ar triste e voltar a ser alegre,

28 mas logo os meus sofrimentos me deixam apavorado,
pois sei que Deus não acredita que eu seja inocente.

29 E, se ele acha que sou culpado,
não adianta nada lutar.

30 O sabão não pode lavar os meus pecados;
o sabão mais forte não pode limpar o mal que cometi.

31 Deus me joga na lama,
e até a minha roupa tem nojo de mim.

32 Deus não é um ser humano, como eu,
e por isso não posso responder-lhe,
nem podemos resolver a nossa questão no tribunal.

33 Para nós dois não há um juiz
que possa julgar a mim e a Deus.

34 Ó Deus, para de me castigar!
Não me enchas de medo com os teus terrores!

35 Então eu falarei e não terei medo,
pois a minha consciência não me acusa.”

 



Jó 10

Vou me desabafar


1 “Estou cansado de viver.
Vou me desabafar
e falar da amargura que tenho no coração.

2 Ó Deus, não me condenes!
Dize-me de que me acusas!

3 Tu mesmo me criaste.
Como, então, podes ter prazer em me maltratar e desprezar
e em aprovar os planos dos maus?

4 Por acaso, tens olhos, como nós?
Será que vês as coisas como nós vemos?

5 Por acaso, a tua vida é tão curta como a nossa?
Será que vives tão pouco quanto os seres humanos?

6 Então por que procuras saber de todos os meus pecados?
Por que te informas das maldades que cometi?

7 Pois sabes que não sou culpado
e que ninguém pode me salvar das tuas mãos.”

 



Vais me fazer virar pó

8 “As tuas mãos me fizeram, me deram forma
e agora essas mesmas mãos me destroem.

9 Lembra que me fizeste de barro;
vais me fazer virar pó outra vez?

10 Tu fizeste com que o meu pai e a minha mãe me gerassem,
que me dessem a vida.

11 Formaste o meu corpo de ossos e nervos
e os cobriste com carne e pele.

12 Tu me deste vida e me deste amor,
e os teus cuidados me conservam vivo.

13 Mas agora sei que no teu coração
tinhas este plano secreto:

14 tu querias ver se eu ia pecar
para depois me negares o teu perdão.

15 Se sou culpado, estou perdido;
se sou inocente, não tenho coragem para levantar a cabeça,
pois fico envergonhado quando olho para a minha desgraça.

16 Se levanto a cabeça, orgulhoso da minha inocência,
tu, como um leão, me persegues;
e até fazes milagres para me destruir.

17 Tu sempre tens testemunhas que me acusam;
a tua ira contra mim vai aumentando,
e tu me atacas sem parar,
como se fosses um exército.”

 



Ó Deus, me deixa em paz!

18 “Ó Deus, por que me deixaste nascer?
Eu deveria ter morrido antes mesmo que alguém me visse.

19 Eu teria ido do ventre da minha mãe para a sepultura,
teria sido como se nunca tivesse existido.

20 A minha vida está chegando ao fim.
Então me deixa em paz!
Deixa que eu tenha um pouco de alegria

21 antes que me vá na viagem que não tem volta,
antes que vá para o país da escuridão e das trevas,

22 para o país das sombras e da desordem,
onde a própria luz é como a escuridão.”



Jó 11

Primeira fala de Zofar

Cap. 11

Deus o está castigando menos do que você merece


1 Então Zofar, da região de Naamá, em resposta disse:

2 “Será que todo esse palavrório vai ficar sem resposta?
Por acaso, quem fala muito é quem tem razão?

3 Jó, você pensa que não temos resposta?
Pensa que as suas zombarias vão nos fazer calar a boca?

4 Você diz que o seu modo de pensar está certo
e afirma que é inocente diante de Deus.

5 Eu gostaria que Deus falasse
e lhe desse uma resposta!

6 Ele lhe ensinaria os segredos da sabedoria,
pois há mistérios na explicação das coisas.
Assim, você veria que Deus o está castigando
menos do que você merece.”

 



Você pode descobrir os segredos de Deus?

7 “Você pensa que pode descobrir os segredos de Deus
e conhecer completamente o Todo-Poderoso?

8 O céu não é limite para Deus,
mas você não pode chegar até lá;
Deus conhece o mundo dos mortos,
mas você não conhece.

9 Ele é maior do que a terra,
mais vasto do que o mar.

10 Se Deus passar e prender alguém
e o levar para ser julgado,
quem o poderá impedir?

11 Deus conhece as pessoas que não valem nada;
ele nunca deixa de ver as suas maldades.

12 No dia em que os jumentos selvagens nascerem mansos,
as pessoas sem juízo vão ter sabedoria.”

 



Abandone o pecado

13 “Jó, vire o coração para Deus
e ore com as mãos estendidas para ele.

14 Abandone o pecado que mancha as suas mãos
e não deixe que a maldade more na sua casa.

15 Então você andará de cabeça erguida,
puro, firme e sem medo.

16 Você não lembrará dos seus sofrimentos,
que serão como águas passadas
que a gente esquece.

17 A sua vida brilhará mais do que o sol do meio-dia,
e as suas horas mais escuras serão claras como o amanhecer.

18 Você viverá seguro e cheio de esperança;
Deus o protegerá, e você dormirá tranquilo.

19 Quando você estiver descansando, nada o assustará;
e muita gente virá lhe pedir ajuda.

20 Porém os maus olharão em redor desesperados
e não acharão lugar para onde fugir;
para eles a morte será a única esperança.”



Jó 12

Resposta de Jó

Caps. 12-14

Eu também entendo as coisas


1 Então em resposta Jó disse:

2 “Sem dúvida, vocês são a voz do povo,
e, quando morrerem, não haverá mais sabedoria…

3 Mas eu também entendo as coisas
e não sou menos do que vocês.
Quem não sabe isso que vocês disseram?”

4 “Sou motivo de riso para os meus amigos —
eu, que sou honesto, que estou inocente;
eu, que orava a Deus, e ele me respondia.

5 Os que estão seguros desprezam os desgraçados
e empurram os que estão para cair.

6 Os bandidos têm paz em suas casas,
os que ofendem a Deus vivem tranquilos,
embora o seu deus seja a sua própria força.”

 



Os animais o ensinarão

7 “Zofar, faça perguntas às aves e aos animais,
e eles o ensinarão.

8 Peça aos bichos da terra e aos peixes do mar,
e eles lhe darão lições.

9 Todas essas criaturas sabem
que foi a mão do Senhor que as fez.

10 A vida de todas as criaturas está na mão de Deus;
é ele quem mantém todas as pessoas com vida.

11 Meus amigos, assim como os ouvidos julgam o valor das palavras,
e o paladar prova os alimentos,
assim escuto o que vocês dizem,
mas só aceito aquilo que acho certo.”

 



Deus derruba, derrota e destrói

12 “Os velhos são sábios,
pois a idade traz a compreensão.

13 No entanto, Deus é sábio e poderoso;
ele tem inteligência e entendimento.

14 Ninguém pode reconstruir o que Deus derruba;
e, se ele prende, ninguém pode soltar.

15 Quando Deus segura a chuva, vem a seca;
quando deixa saírem as águas, há enchentes.”

16 “Deus é forte e vitorioso;
ele tem poder tanto sobre o enganado como sobre o enganador.

17 Ele tira das autoridades a sabedoria
e faz com que os líderes percam o juízo.

18 Deus tira os reis dos seus tronos
e os põe na prisão.

19 Deus afasta os sacerdotes do seu ofício;
ele derruba os que estão no poder.

20 Deus faz calarem conselheiros de confiança
e acaba com a sabedoria dos idosos.

21 Ele mostra desprezo pelas autoridades
e acaba com a força dos poderosos.

22 Deus revela os segredos escondidos nas trevas
e faz a luz brilhar na escuridão mais completa.

23 Deus dá às nações grandeza e poder,
mas depois as derrota e destrói.

24 Ele faz com que os líderes das nações percam o juízo
e os leva por desertos sem caminhos.

25 Eles andam na escuridão, às cegas,
tropeçando como bêbados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário