Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Salmos 87 a 90 (dia 142)

Salmos 87

Jerusalém, a cidade de Deus


Salmo do grupo de Corá. Canção.


1 O Senhor Deus construiu a sua cidade
sobre o monte sagrado;

2 ele ama a cidade de Jerusalém
mais do que qualquer outro lugar
de Israel.

3 Ó cidade de Deus, escute
estas coisas maravilhosas
que ele diz a seu respeito:

4 “Quando eu fizer a lista das nações
que me obedecem,
vou pôr nela o nome do Egito
e da Babilônia.
Os povos da Filisteia, de Tiro
e da Etiópia
eu tratarei como se eles
tivessem nascido em Jerusalém.”

5 A respeito de Jerusalém as pessoas dirão
que todos os povos são dali
e que o Deus Altíssimo a tornará
uma cidade forte.

6 O Senhor escreverá uma lista
dos povos,
e nela todos eles serão cidadãos
de Jerusalém.

7 Os que moram ali vão dançar e cantar,
dizendo:
“A fonte da nossa felicidade,
ó Jerusalém, está em você.”

 



Salmos 88

Oração de um sofredor


Salmo do grupo de Corá. Canção. Ao regente do coro — para instrumento de cordas e para dois coros. Poesia de Hemã, o ezraíta.


1 Ó Senhor, meu Deus e Salvador,
dia e noite, na tua presença,
eu clamo a ti.

2 Ouve a minha oração;
escuta o meu grito pedindo socorro.

3 Pois as aflições que caíram sobre mim
são tantas,
que já estou perto da morte.

4 Sou como aqueles que estão para morrer;
já perdi todas as minhas forças.

5 Estou abandonado no meio dos mortos;
sou como os soldados mortos
jogados nas covas;
sou como aqueles que foram
completamente esquecidos por ti
e que não têm mais a tua proteção.

6 Tu me atiraste no mundo dos mortos,
lá no fundo, na escuridão.

7 A tua ira pesa sobre mim,
e as tuas ondas me esmagam.

8 Tu fizeste com que os meus amigos
me abandonassem
e olhassem com nojo para mim.
Sou como o preso que não pode escapar.

9 Tenho sofrido tanto,
que quase já não enxergo.
Ó Senhor Deus, dia após dia
eu te chamo
e levanto as mãos em oração.

10 Será que fazes milagres
em favor dos mortos?
Será que eles se levantam e te louvam?

11 Será que no mundo dos mortos
se fala do teu amor?
Será que naquele lugar de destruição
se fala da tua fidelidade?

12 Será que naquela escuridão
são vistos os teus milagres?
Será que na terra do esquecimento
se pode ver a tua fidelidade?

13 Ó Senhor Deus, eu te chamo
pedindo ajuda;
todas as manhãs eu oro a ti.

14 Por que me rejeitas, ó Senhor?
Por que te escondes de mim?

15 Desde moço tenho sofrido
e estado perto da morte;
ando esgotado com o peso
dos teus castigos.

16 A tua ira e o teu furor
caem sobre mim;
os teus ataques terríveis
acabam comigo.

17 O dia todo eles me cercam
como uma enchente;
eles me rodeiam por todos os lados.

18 Tu fizeste com que os meus queridos
e os meus vizinhos me abandonassem,
e agora tenho como companhia
a escuridão.




Salmos 89

Louvor ao Todo-Poderoso


Poesia de Etã, o ezraíta. [Ver I Reis 4:31]


1 Ó Senhor Deus, eu sempre cantarei
a respeito do teu amor
e anunciarei a tua fidelidade
a todas as gerações.

2 Sei que o teu amor dura para sempre
e que a tua fidelidade é tão firme
como o céu.

3 Tu disseste:
“Eu escolhi o meu servo Davi,
fiz uma aliança com ele
e lhe prometi isto:

4 ‘Um dos seus descendentes
sempre reinará;
eu farei com que eles sempre sejam reis
depois de você.’ ”

5 Ó Senhor, os céus cantam
as maravilhas que fazes,
e, reunidos, os anjos cantam
a tua fidelidade.

6 Não há no céu ninguém como tu,
ó Senhor!
Entre os seres celestiais
não há nenhum igual a ti.

7 Tu és respeitado na assembleia deles,
és temido por todos os que estão
ao teu redor.

8 Ó Senhor, Deus Todo-Poderoso,
não há ninguém que tenha tanto poder
como tu!
Em todas as coisas, tu és fiel,
ó Senhor!

9 Tu dominas o Mar poderoso,
tu acalmas as suas ondas furiosas.

10 Esmagaste o monstro Raabe e o mataste;
com a tua grande força,
derrotaste os teus inimigos.

11 O céu é teu, e a terra é tua;
tu criaste o mundo
e tudo o que nele existe.

12 Tu fizeste o Norte e o Sul.
Os montes Tabor e Hermom te louvam
com alegria.

13 Como és poderoso!
Como é grande a tua força!

14 A honestidade e a justiça
são as bases do teu reinado.
Tu és fiel e amoroso
em tudo o que fazes.

15 Feliz o povo que te adora com canções
e que vive na luz da tua presença!

16 Por causa de ti, eles se alegram
o dia todo
e te louvam porque és bondoso.




A promessa de Deus a Davi

17 Tu, ó Deus, és o nosso poder glorioso;
por tua bondade, nos fazes vencer,

18 pois escolhes o nosso protetor.
Foste tu, Senhor, o Santo Deus de Israel,
que nos deste o nosso rei.

19 Há muito tempo, numa visão,
tu disseste aos teus servos fiéis:

“Eu ajudei um soldado famoso;
dei a autoridade a um homem
que escolhi do meio do povo.

20 Escolhi o meu servo Davi para ser rei,
ungindo-o com azeite sagrado.

21 A minha força estará sempre com ele,
o meu poder o tornará forte.

22 Os seus inimigos nunca o vencerão,
os maus não o derrotarão.

23 Eu acabarei com os seus inimigos
e matarei todos os que o odeiam.

24 Sempre serei fiel a Davi e o amarei,
e, por causa do meu poder,
ele sempre vencerá.

25 Estenderei o seu reinado
desde o mar Mediterrâneo
até o rio Eufrates.

26 Então ele me dirá:
‘Tu és o meu pai e o meu Deus;
tu és a rocha que me salva.’

27 Eu lhe darei os direitos
de filho mais velho,
farei com que ele seja o maior
de todos os reis do mundo.

28 Eu sempre o amarei,
e a minha aliança com ele ficará firme.

29 Depois dele os seus descendentes
sempre serão reis
e reinarão enquanto o céu existir.”

30 “Mas, se os seus descendentes
desobedecerem à minha lei,
se não viverem de acordo
com os meus ensinamentos,

31 se desprezarem as minhas ordens
e não guardarem os meus mandamentos,

32 então eu os castigarei
pelos seus pecados,
eu os farei sofrer
por causa dos seus erros.

33 Porém não deixarei de amar a Davi,
mas cumprirei a promessa que lhe fiz.

34 Não quebrarei a aliança
que fiz com ele,
nem deixarei de cumprir
nenhuma das minhas promessas.

35 “De uma vez por todas,
jurei pelo meu santo nome
que nunca mentiria a Davi.

36 Ele sempre terá descendentes,
e, enquanto o sol brilhar,
eu protegerei o seu reinado.

37 Esse reinado durará como a lua,
aquela fiel testemunha
que está no céu.”




A derrota do rei

38 Mas agora, ó Deus, tu estás irado
com o rei que escolheste;
tu o abandonaste e o rejeitaste.

39 Quebraste a aliança
que fizeste com o teu servo
e jogaste a sua coroa no chão.

40 Derrubaste as muralhas da sua cidade
e arrasaste as suas fortalezas.

41 Os que passam roubam
tudo o que ele tem,
e os seus vizinhos zombam dele.

42 Deste a vitória aos seus inimigos
e fizeste com que eles
ficassem felizes.

43 Tu tornaste inúteis as armas do rei
e deixaste que ele fosse derrotado
na batalha.

44 Tiraste a sua autoridade de rei
e derrubaste o seu trono.

45 Tu fizeste com que ele envelhecesse
antes do tempo
e o cobriste de humilhação.




Pedido de libertação

46 Até quando te esconderás,
ó Senhor Deus?
Será para sempre?
Até quando a tua ira queimará
como fogo?

47 Lembra como é curta a minha vida;
lembra que todas as pessoas que criaste
vão morrer um dia.

48 Quem pode continuar vivo
e nunca morrer?
Quem pode escapar da sepultura?

49 Ó Senhor, onde estão
as antigas provas do teu amor?
Onde estão os juramentos
que fizeste a Davi?

50 Lembra que eu, teu servo,
estou sendo insultado
e suporto todas as ofensas dos pagãos.

51 Ó Senhor, como os teus inimigos
falam mal do rei que escolheste!
Aonde ele vai, eles o insultam.

52 Louvemos o Senhor Deus para sempre!
Amém! Amém!




Salmos 90

Quarto livro


Salmos 90—106

Deus e os seres humanos


Oração de Moisés, homem de Deus.


1 Senhor, tu tens sido o nosso refúgio.

2 Antes de formares os montes
e de começares a criar a terra
e o Universo,
tu és Deus eternamente, no passado,
no presente e no futuro.

3 Tu dizes aos seres humanos
que voltem a ser o que eram antes;
tu fazes com que novamente virem pó.

4 Diante de ti, mil anos
são como um dia,
como o dia de ontem, que já passou;
são como uma hora noturna
que passa depressa.

5 Tu acabas com a vida das pessoas;
elas não duram mais do que um sonho.
São como a erva que brota de manhã,

6 que cresce e abre em flor
e de tarde seca e morre.

7 Nós somos destruídos pela tua ira,
e o teu furor nos deixa apavorados.

8 Tu pões as nossas maldades
diante de ti
e, com a tua luz, examinas
os nossos pecados secretos.

9 De repente, os nossos dias são cortados
pela tua ira;
a nossa vida termina como um sopro.

10 Só vivemos uns setenta anos,
e os mais fortes chegam aos oitenta,
mas esses anos só trazem canseira
e aflições.
A vida passa logo, e nós desaparecemos.

11 Quem já sentiu o grande poder
da tua ira?
Quem conhece o medo
que o teu furor produz?

12 Faze com que saibamos como são poucos
os dias da nossa vida
para que tenhamos um coração sábio.

13 Olha de novo para nós, ó Senhor Deus!
Até quando vai durar a tua ira?
Tem compaixão dos teus servos.

14 Alimenta-nos de manhã com o teu amor,
até ficarmos satisfeitos,
para que cantemos e nos alegremos
a vida inteira.

15 Dá-nos agora muita felicidade
assim como nos deste muita tristeza
no passado,
naqueles anos em que tivemos aflições.

16 Que os teus servos vejam
as grandes coisas que fazes!
E que os nossos descendentes vejam
o teu glorioso poder!

17 Derrama sobre nós as tuas bênçãos,
ó Senhor, nosso Deus!
Dá-nos sucesso em tudo o que fizermos;
sim, dá-nos sucesso em tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário