Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Salmos 115 a 118 (dia 149)

Salmos 115

Louvor ao verdadeiro Deus


1 Somente a ti, ó Senhor Deus,
a ti somente,
e não a nós, seja dada a glória
por causa do teu amor
e da tua fidelidade.

2 Por que é que as outras nações
nos perguntam:
“Onde está o Deus de vocês?”

3 Nós respondemos:
“O nosso Deus está no céu;
ele faz tudo o que quer.

4 Os deuses das outras nações
são de prata e de ouro,
são feitos por seres humanos.

5 Eles têm boca, mas não falam;
têm olhos, mas não veem.

6 Têm ouvidos, mas não ouvem;
têm nariz, mas não cheiram.

7 Têm mãos, mas não podem pegar;
têm pés, mas não andam;
e da garganta deles não sai nenhum som.

8 Que fiquem iguais a esses ídolos
aqueles que os fazem
e os que confiam neles!”

9 Ó israelitas, confiem em Deus, o Senhor!
Ele é a ajuda e o escudo de vocês.

10 Sacerdotes de Deus, confiem no Senhor!
Ele é a ajuda e o escudo de vocês.

11 Confiem no Senhor,
todos os que o temem!
Ele é a ajuda e o escudo de vocês.

12 O Senhor lembra de nós
e nos abençoará;
ele abençoará o povo de Israel
e todos os sacerdotes de Deus.

13 Ele abençoará todos os que o temem,
tanto os importantes como os humildes.

14 Que o Senhor Deus lhes dê
muitos filhos,
a vocês e aos seus descendentes!

15 Que vocês sejam abençoados
pelo Senhor,
que fez os céus e a terra!

16 Os céus pertencem somente ao Senhor,
mas a terra ele deu aos seres humanos.

17 Os mortos, que descem
à terra do silêncio,
não louvam a Deus, o Senhor.

18 Mas nós, que estamos vivos,
daremos graças ao Senhor
agora e para sempre.


Aleluia!




Salmos 116

Deus salva da morte


1 Eu amo a Deus, o Senhor,
porque ele me ouve;
ele escuta as minhas orações.

2 Ele me ouve
sempre que eu clamo pedindo socorro.

3 Os laços da morte estavam me apertando,
os horrores da sepultura
tomaram conta de mim,
e eu fiquei aflito e apavorado.

4 Então clamei ao Senhor, pedindo:
“Ó Senhor Deus, eu te peço:
Salva-me da morte!”

5 O Senhor é bondoso e fiel;
o nosso Deus tem compaixão de nós.

6 O Senhor protege os que não podem
se defender.
Quando eu estava em perigo,
ele me salvou.

7 Meu ser inteiro, continue confiando
em Deus, o Senhor,
pois ele tem sido bom para mim!

8 Deus me livrou da morte,
fez parar as minhas lágrimas
e não deixou que eu caísse
na desgraça.

9 Por isso, no mundo dos que estão vivos,
viverei uma vida de obediência a ele.

10 Eu continuei crendo,
mesmo quando disse:
“estou completamente esmagado.”

11 Não parei de crer,
mesmo quando afirmei, sem pensar:
“não se pode confiar em ninguém.”

12 Que posso eu oferecer a Deus, o Senhor,
por tudo de bom que ele me tem dado?

13 Levarei ao Senhor uma oferta de vinho
para lhe dar graças porque me salvou.

14 Na reunião de todo o seu povo
eu lhe darei o que prometi.

15 O Senhor Deus sente pesar
quando vê morrerem os que são fiéis a ele.

16 Ó Senhor, eu sou teu servo;
eu te sirvo, como te servia
a minha mãe.
Tu me livraste da morte.

17 Eu te darei uma oferta de gratidão
e a ti farei as minhas orações.

18-19 Na reunião de todo o teu povo,
nos pátios do teu Templo,
em Jerusalém,
eu te darei o que prometi.


Aleluia!




Salmos 117

Louvor a Deus, o Senhor


1 Louvem a Deus, o Senhor,
todas as nações!
Que todos os povos o louvem!

2 O seu amor por nós é forte,
e a sua fidelidade dura para sempre.


Aleluia!




Salmos 118

Agradecimento pela vitória


1 Deem graças a Deus, o Senhor,
porque ele é bom
e porque o seu amor dura para sempre.

2 Que o povo de Israel diga:
“O seu amor dura para sempre!”

3 Que os sacerdotes de Deus digam:
“O seu amor dura para sempre!”

4 E que todos os que o temem digam:
“O seu amor dura para sempre!”

5 Na minha aflição,
eu clamei ao Senhor;
ele me respondeu e me livrou
da angústia.

6 O Senhor está comigo,
e eu não tenho medo;
que mal pode alguém me fazer?

7 O Senhor está comigo;
é ele quem me ajuda.
Por isso, verei a derrota
dos meus inimigos.

8 É melhor confiar no Senhor,
do que depender de seres humanos.

9 É melhor confiar no Senhor
do que depender de pessoas importantes.

10 Os inimigos que estavam em volta de mim
eram muitos,
mas, pelo poder de Deus, o Senhor,
eu acabei com eles.

11 Eles me cercaram por todos os lados,
mas, pelo poder do Senhor,
eu acabei com eles.

12 Eles se juntaram, como abelhas,
em volta de mim,
porém foram queimados no fogo
como galhos secos;
pelo poder do Senhor,
eu acabei com eles.

13 Eles me atacaram com violência,
e eu quase fui derrotado,
porém o Senhor me ajudou.

14 O Senhor Deus me torna forte
e poderoso;
ele me salvou.

15 Escutem os gritos alegres de vitória
no acampamento do povo de Deus:
“O poder do Senhor
nos deu a vitória.

16 Com o seu poder ele fez grandes coisas.
O poder do Senhor
nos deu a vitória.”

17 Não vou morrer;
pelo contrário, vou viver
e anunciar o que o Senhor Deus
tem feito.

18 Ele me castigou com dureza,
mas não deixou que eu morresse.

19 Abram os portões do Templo para mim;
eu entrarei e louvarei o Senhor.

20 Este é o portão do Senhor;
somente os que lhe obedecem
podem entrar por ele.

21 Ó Deus, eu te louvo
porque me escutaste
e me deste a vitória.

22 A pedra que os construtores rejeitaram
veio a ser a mais importante de todas.

23 Isso foi feito pelo Senhor
e é uma coisa maravilhosa!

24 Este é o dia da vitória
de Deus, o Senhor;
que seja para nós um dia de felicidade
e alegria!

25 Salva-nos, ó Senhor, salva-nos!
Dá-nos prosperidade, ó Deus!

26 Que Deus abençoe aquele que vem
em nome de Deus, o Senhor!
Daqui do Templo do Senhor,
nós abençoamos todos vocês.

27 O Senhor é Deus; ele é a nossa luz.
Com ramos nas mãos, comecem a festa
e andem em volta do altar.

28 Tu és o meu Deus — eu te louvarei;
tu és o meu Deus — eu anunciarei
a tua grandeza.

29 Deem graças a Deus, o Senhor,
porque ele é bom
e porque o seu amor dura para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário