Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Salmos 51 a 54 (dia 133)

Salmos 51

Arrependimento e perdão


Salmo de Davi. Ao regente do coro. Escrito depois que o profeta Natã falou com Davi a respeito do pecado que este havia cometido com Bate-Seba. [Conf. II Sm 12:1-15]


1 Por causa do teu amor, ó Deus,
tem misericórdia de mim.
Por causa da tua grande compaixão
apaga os meus pecados.

2 Purifica-me de todas as minhas
maldades
e lava-me do meu pecado.

3 Pois eu conheço bem os meus erros,
e o meu pecado está sempre
diante de mim.

4 Contra ti eu pequei —
somente contra ti —
e fiz o que detestas.
Tu tens razão quando me julgas
e estás certo quando me condenas.

5 De fato, tenho sido mau
desde que nasci;
tenho sido pecador desde o dia
em que fui concebido.

6 O que tu queres é um coração sincero;
enche o meu coração
com a tua sabedoria.

7 Tira de mim o meu pecado,
e ficarei limpo;
lava-me, e ficarei mais branco
do que a neve.

8 Faze-me ouvir outra vez os sons
de alegria e de felicidade;
e, ainda que tenhas me esmagado
e quebrado,
eu serei feliz de novo.

9 Não olhes para os meus pecados
e apaga todas as minhas maldades.

10 Ó Deus, cria em mim um coração puro
e dá-me uma vontade nova e firme!

11 Não me expulses da tua presença,
nem tires de mim
o teu santo Espírito.

12 Dá-me novamente a alegria
da tua salvação
e conserva em mim o desejo
de ser obediente.

13 Então ensinarei aos desobedientes
as tuas leis,
e eles voltarão a ti.

14 Ó Deus, meu Salvador,
livra-me da morte,
e com alegria eu anunciarei
a tua salvação!

15 Ó Senhor, põe as palavras certas
na minha boca,
e eu te louvarei!

16 Tu não queres que eu
te ofereça sacrifícios;
tu não gostas que animais
sejam queimados como oferta a ti.

17 Ó Deus, o meu sacrifício
é um espírito humilde;
tu não rejeitarás um coração humilde
e arrependido.

18 Ó Deus, com a tua bondade,
ajuda Jerusalém
e constrói de novo as suas muralhas!

19 Então terás prazer em receber
os sacrifícios certos
e os animais que são
totalmente queimados.
E touros novos serão oferecidos
no teu altar.

 



Salmos 52

A justiça e a bondade de Deus


Poesia de Davi. Ao regente do coro. Escrita por Davi depois que Doegue, o edomita, foi encontrar-se com Saul e lhe contou que Davi tinha ido à casa de Abimeleque. [Conf. I Sm 22:9-10]


1 Homem poderoso, por que você
se gaba da sua maldade?
O amor de Deus dura para sempre.

2 Você faz planos para acabar
com os outros;
a sua língua caluniadora corta tanto
como uma navalha afiada.

3 Você gosta mais do mal do que do bem
e prefere a mentira
em lugar da verdade.

4 Seu mentiroso,
você gosta de ferir os outros
com palavras!

5 Por isso, Deus acabará com você
para sempre;
ele o pegará e jogará para fora
da casa em que você mora.
Deus o tirará do mundo dos vivos.

6 Os que obedecem a Deus verão isso
e ficarão com medo;
eles vão rir de você e dizer:

7 “Vejam um homem que não pedia
a Deus que o protegesse.
Ele só confiava
na sua grande riqueza
e procurava segurança
na sua própria maldade.”

8 Porém eu sou
como uma oliveira verde,
que cresce perto da casa de Deus;
eu confio no seu amor para sempre
e sempre.

9 Ó Deus, eu sempre te louvarei
pelo que tens feito;
na presença dos que são fiéis a ti
anunciarei que tu és bom.

 



Salmos 53

Corrupção e salvação


Poesia de Davi. Ao regente do coro — para instrumento de cordas.

(=Salmo 14)


1 Os tolos pensam assim:
“Para mim, Deus não tem importância.”
Todos são corruptos
e cometem injustiças horríveis;
não há uma só pessoa que faça o bem.

2 Lá do céu Deus olha
para a humanidade
a fim de ver se existe alguém
que tenha juízo,
se existe uma só pessoa que o adore.

3 Mas todos caíram, se desviando assim
do caminho certo,
e são igualmente corruptos.
Não há mais ninguém
que faça o que é direito,
não há mesmo nem uma só pessoa.

4 Deus pergunta:
“Será que essa gente má
não entende nada?
Eles vivem explorando o meu povo
e, além de tudo, não oram a mim.”

5 Mas eles vão tremer de medo
como nunca tremeram antes,
pois Deus espalha os ossos
dos inimigos dele.
Deus os rejeitou,
e por isso o povo de Israel
os derrotará completamente.

6 Queira Deus que de Jerusalém
venha a vitória para Israel!
Como ficarão felizes e alegres
os descendentes de Jacó
quando Deus os fizer
prosperar de novo!

 



Salmos 54

Oração pedindo a proteção de Deus


Poesia de Davi. Ao regente do coro — para instrumentos de cordas. Escrita por Davi quando os moradores da cidade de Zife foram contar a Saul que Davi estava escondido na terra deles. [Conf. I Sm 23:19 e 23:1]


1 Ó Deus, salva-me pelo teu poder!
Livra-me com a tua força.

2 Ouve, ó Deus, a minha oração!
Escuta as minhas palavras.

3 Pois homens orgulhosos estão chegando
para me atacar,
homens violentos querem me matar.
Eles não se importam com Deus.

4 Eu sei que é o Senhor Deus
quem me ajuda,
sei que é ele quem me defende.

5 Que Deus faça com que a maldade
dos meus inimigos
se vire contra eles mesmos!
Ele é fiel e por isso os destruirá.

6 Ó Senhor Deus, de boa vontade
eu te oferecerei sacrifícios
e te louvarei porque és bom.

7 Tu me livraste de todas
as minhas aflições,
e eu tenho visto a derrota
dos meus inimigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário