Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Salmos 119 (versículos 121 à 176) (dia 152)

Salmos 119

(Continuação)

Eu sigo os teus ensinamentos


121 Tenho feito o que é certo e bom;
não me entregues nas mãos
dos meus inimigos.

122 Promete que ajudarás a mim,
este teu servo.
Não deixes que os orgulhosos
me façam sofrer.

123 Os meus olhos estão cansados
de tanto olhar,
esperando que me salves
e assim cumpras a tua promessa.

124 Trata este teu servo
de acordo com o teu amor
e ensina-me os teus mandamentos.

125 Sou teu servo; por isso,
dá-me sabedoria
para que eu possa conhecer
os teus ensinamentos.

126 Ó Senhor Deus, já é tempo de agires,
pois a tua lei está sendo desobedecida.

127 Eu amo os teus mandamentos
mais do que o ouro,
mais do que o ouro puro.

128 Por isso, sigo os teus ensinamentos
e detesto todos os caminhos da mentira.




A explicação da tua palavra traz luz

129 Os teus mandamentos são maravilhosos,
e por isso os cumpro de todo o coração.

130 A explicação da tua palavra traz luz
e dá sabedoria às pessoas simples.

131 Abro a boca e suspiro,
pois o que mais desejo na vida
é obedecer aos teus mandamentos.

132 Olha de novo para mim e tem compaixão,
como sempre fazes com os que te amam.

133 Conserva-me firme, como prometeste;
não deixes que eu seja dominado
pelo mal.

134 Livra-me daqueles que me maltratam
para que eu possa obedecer
aos teus mandamentos.

135 Olha com bondade para mim, teu servo,
e ensina-me as tuas leis.

136 As minhas lágrimas correm como um rio
porque os outros não obedecem
à tua lei.




Como é firme a tua promessa!

137 Tu és justo, ó Senhor Deus;
as tuas leis são certas.

138 Os ensinamentos que tens dado
são completamente certos e justos.

139 Fico queimando de raiva
porque os meus inimigos desprezam
a tua palavra.

140 Como é firme a tua promessa!
E como este teu servo a ama!

141 Sou humilde e desprezado,
porém não esqueço
os teus ensinamentos.

142 A tua justiça dura para sempre,
e a tua lei é sempre verdadeira.

143 Os sofrimentos e a ansiedade
me atingem,
mas os teus mandamentos me alegram.

144 Os teus ensinamentos
são sempre certos;
dá-me entendimento,
e continuarei vivo.




A minha esperança está na tua promessa

145 De todo o coração, eu clamo a ti;
responde-me, ó Senhor,
e obedecerei aos teus mandamentos!

146 Eu clamo pedindo socorro;
livra-me dos meus inimigos
e eu seguirei as tuas ordens.

147 Antes do nascer do sol, eu clamo
pedindo ajuda,
pois a minha esperança está
na tua promessa.

148 Eu fico acordado a noite inteira
para meditar na tua palavra.

149 Ouve-me, ó Senhor Deus,
por causa do teu amor!
Conserva-me vivo,
de acordo com a tua justa vontade.

150 Os meus terríveis perseguidores
estão chegando perto;
é gente que nunca obedece à tua lei.

151 Mas tu, ó Senhor, estás perto de mim,
e todos os teus mandamentos
são verdadeiros.

152 Faz muito tempo que conheço
os teus ensinamentos;
tu os deste a fim de durarem
para sempre.




Todas as tuas palavras são verdadeiras

153 Ó Deus, olha para o meu sofrimento
e socorre-me,
pois não tenho desprezado a tua lei!

154 Defende a minha causa e livra-me
dos meus inimigos;
conserva-me vivo, como prometeste.

155 Os maus não serão salvos
dos seus sofrimentos
porque eles não se importam
com as tuas leis.

156 Como é grande a tua compaixão,
ó Senhor!
Conserva-me vivo,
de acordo com a tua justa vontade.

157 Tenho muitos inimigos e perseguidores,
porém não deixo de obedecer
aos teus mandamentos.

158 Quando olho para aqueles traidores,
sinto nojo
porque eles não obedecem à tua lei.

159 Vê como amo os teus ensinamentos,
ó Senhor!
Conserva-me vivo,
por causa do teu amor.

160 Todas as tuas palavras são verdadeiras;
os teus mandamentos são justos
e duram para sempre.




Eu respeito os teus mandamentos

161 Os poderosos me atacam injustamente,
mas eu respeito os teus mandamentos.

162 Como sou feliz
por causa das tuas promessas,
tão feliz como alguém que encontra
um grande tesouro!

163 Odeio e detesto a mentira,
mas amo a tua lei.

164 Sete vezes por dia, eu te louvo
por causa dos teus julgamentos justos.

165 Aqueles que amam a tua lei
têm muita segurança,
e não há nada que os faça cair.

166 Espero que me livres dos meus inimigos,
ó Senhor Deus,
pois cumpro os teus mandamentos.

167 Obedeço aos teus ensinamentos;
eu os amo com todo o coração.

168 Cumpro os teus mandamentos
e as tuas ordens,
pois tu vês tudo o que eu faço.




Na tua lei encontro a felicidade

169 Que o meu grito de socorro chegue a ti,
ó Senhor Deus!
Dá-me sabedoria como prometeste.

170 Que a minha oração
chegue diante de ti!
Conforme a tua promessa,
livra-me dos meus inimigos!

171 Sempre te louvarei,
pois me ensinas as tuas leis.

172 Cantarei a respeito da tua lei,
pois os teus mandamentos são justos.

173 Ó Deus, que a tua mão esteja
sempre pronta para me ajudar,
pois sigo os teus mandamentos!

174 Como desejo que me ajudes,
ó Senhor Deus!
Na tua lei, encontro a felicidade.

175 Conserva-me vivo
para que eu possa te louvar.
Que os teus ensinamentos
sirvam de ajuda para mim!

176 Como ovelha perdida,
tenho andado sem rumo.
Ó Senhor Deus, vem buscar
este teu servo,
pois não esqueço
os teus mandamentos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário