Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Salmos 71 a 74 (dia 138)

Salmos 71

Oração de um velho


1 Ó Senhor Deus,
tu és a minha segurança;
nunca deixes que eu sofra
a vergonha da derrota.

2 Ajuda-me e livra-me, pois tu és justo;
ouve-me e salva-me.

3 Ó Deus, sê a minha rocha de abrigo
e uma fortaleza para me proteger!
Tu és a minha rocha e a minha fortaleza.

4 Ó meu Deus, livra-me dos maus,
livra-me do poder dos homens
perversos e violentos!

5 Ó Senhor, meu Deus, em ti
ponho a minha esperança;
desde jovem tenho confiado em ti.

6 Toda a minha vida
tenho me apoiado em ti;
desde o meu nascimento
tu tens me protegido.
Eu sempre te louvarei.

7 A minha vida tem sido um exemplo
para muitos
porque tu tens sido o meu forte defensor.

8 O dia inteiro, eu te louvo
e anuncio a tua glória.

9 Não me rejeites agora que sou velho;
não me abandones agora que estou fraco.

10 Os meus inimigos querem me matar;
eles falam contra mim
e planejam a minha morte.

11 Eles dizem: “Deus o abandonou;
vamos persegui-lo e agarrá-lo,
pois ninguém o salvará.”

12 Ó Deus, não fiques longe de mim!
Ajuda-me agora, meu Deus!

13 Que sejam derrotados e destruídos
aqueles que me atacam!
Que fiquem arruinados e envergonhados
os que querem a minha desgraça!

14 Eu sempre porei
a minha esperança em ti
e te louvarei mais e mais.

15 Anunciarei que tu és fiel;
o dia inteiro falarei da tua salvação,
embora não seja capaz de entendê-la.

16 Falarei do teu poder,
ó Senhor, meu Deus;
anunciarei a tua fidelidade,
a tua fidelidade somente.

17 Tu tens me ensinado
desde a minha mocidade,
e eu continuo a falar das coisas
maravilhosas que fazes.

18 Agora que estou velho,
e os meus cabelos ficaram brancos,
não me abandones, ó Deus!
Fica comigo enquanto anuncio
o teu poder e a tua força
a este povo e aos seus descendentes.

19 A tua fidelidade, ó Deus,
chega até o céu.
Tu tens feito grandes coisas,
e não há ninguém igual a ti.

20 Tu me tens feito passar
por aflições e sofrimentos,
mas me darás forças novamente
e me livrarás da sepultura.

21 Tu me tornarás cada vez mais famoso
e sempre me consolarás.

22 Prometo que te louvarei com harpa.
Ó meu Deus, eu te louvarei
porque és fiel.
Na minha lira tocarei hinos a ti,
ó Santo Deus de Israel.

23 Cantarei de alegria
quando tocar hinos a ti,
cantarei com todas as minhas forças
porque tu me salvaste.

24 O dia inteiro falarei da tua justiça,
pois os que me queriam prejudicar
foram derrotados e arruinados.

 



Salmos 72

Oração em favor do rei


De Salomão.


1 Ó Deus, ensina o rei a julgar
de acordo com a tua justiça!
Dá-lhe a tua justiça

2 para que governe o teu povo
com honestidade
e trate com justiça os explorados.

3 Que haja prosperidade no país,
pois o povo faz o que é direito!

4 Que o rei julgue os pobres
honestamente!
Que ele ajude os necessitados
e derrote os que exploram o povo!

5 Que o rei viva enquanto o sol durar
e a lua existir,
por gerações sem fim!

6 Que o rei seja como a chuva
que cai sobre os campos,
como os aguaceiros que regam a terra!

7 Que a justiça floresça
durante a sua vida,
e que haja prosperidade
enquanto a lua brilhar!

8 O seu reino irá de um mar a outro
e desde o rio Eufrates
até os fins da terra.

9 Os povos do deserto se curvarão
diante dele,
e os seus inimigos se humilharão
aos seus pés.

10 Os reis da Espanha e das ilhas
lhe oferecerão presentes,
e assim também os reis
da Arábia e da Etiópia.

11 Todos os reis se curvarão diante dele,
e todas as nações lhe obedecerão.

12 O rei ajuda os pobres
que lhe pedem socorro;
ele ajuda os necessitados
e os abandonados.

13 Ele tem pena dos fracos
e dos necessitados
e salva a vida
dos que precisam de auxílio.

14 Ele os livra da exploração
e da violência;
a vida deles é preciosa para ele.

15 Viva o rei!
Que ele receba ouro da Arábia!
Que todos os dias sejam feitas
orações em favor dele,
e que Deus sempre o abençoe!

16 Que no país haja fartura de cereais!
Que os montes fiquem cobertos
de colheitas
e produzam tanto
quanto os montes Líbanos!
Que as cidades fiquem cheias de gente
como o capim cobre os campos!

17 Que o nome do rei
nunca seja esquecido,
e que a sua fama dure
enquanto o sol existir!
Que todos os povos peçam
que Deus os abençoe
assim como ele tem abençoado o rei!

18 Louvem o Senhor, o Deus de Israel,
pois é ele quem faz
essas coisas maravilhosas.

19 Louvem para sempre
o seu nome glorioso,
e que a sua glória
encha o mundo inteiro!
Amém! Amém!

20 Aqui terminam as orações de Davi,
filho de Jessé.




Salmos 73

Terceiro livro


Salmos 73—89

A justiça de Deus


Salmo de Asafe.


1 Na verdade, Deus é bom
para o povo de Israel,
ele é bom para aqueles que têm
um coração puro.

2-3 Porém, quando vi que tudo ia bem
para os orgulhosos e os maus,
quase perdi a confiança em Deus
porque fiquei com inveja deles.

4 Os maus não sofrem;
eles são fortes e cheios de saúde.

5 Eles não sofrem como os outros sofrem,
nem têm as aflições que os outros têm.

6 Por isso, usam o orgulho
como se fosse um colar
e a violência, como uma capa.

7 O coração deles está cheio de maldade,
e a mente deles só vive fazendo
planos perversos.

8 Eles gostam de caçoar
e só falam de coisas más.
São orgulhosos e fazem planos
para explorar os outros.

9 Falam mal de Deus, que está no céu,
e com orgulho dão ordens às pessoas
aqui na terra.

10 Assim o povo de Deus vai atrás deles
e crê no que eles dizem.

11 Eles afirmam:
“Deus não vai saber disso;
o Altíssimo não descobrirá nada!”

12 Os maus são assim:
eles têm muito
e ficam cada vez mais ricos.

13 Parece que não adiantou nada
eu me conservar puro
e ter as mãos limpas de pecado.

14 Pois tu, ó Deus, me tens feito sofrer
o dia inteiro,
e todas as manhãs me castigas.

15 Se eu tivesse falado como os maus,
teria traído o teu povo.

16 Então eu me esforcei para entender
essas coisas,
mas isso era difícil demais para mim.

17 Porém, quando fui ao teu Templo,
entendi o que acontecerá no fim
com os maus.

18 Tu os pões em lugares
onde eles escorregam
e fazes com que caiam mortos.

19 Eles são destruídos num momento
e têm um fim horrível.

20 Quando te levantas, Senhor,
tu não lembras dos maus,
pois eles são como um sonho
que a gente esquece
quando acorda de manhã.

21 O meu coração estava cheio
de amargura,
e eu fiquei revoltado.

22 Eu não podia compreender, ó Deus;
era como um animal, sem entendimento.

23 No entanto, estou sempre contigo,
e tu me seguras pela mão.

24 Tu me guias com os teus conselhos
e no fim me receberás com honras.

25 No céu, eu só tenho a ti.
E, se tenho a ti,
que mais poderia querer na terra?

26 Ainda que a minha mente e o meu corpo
enfraqueçam,
Deus é a minha força,
ele é tudo o que sempre preciso.

27 Os que se afastam de ti
certamente morrerão,
e tu destruirás os que são infiéis a ti.

28 Mas, quanto a mim, como é bom
estar perto de Deus!
Faço do Senhor Deus o meu refúgio
e anuncio tudo o que ele tem feito.

 



Salmos 74

Ó Deus, lembra do teu povo!


Poesia de Asafe.


1 Ó Deus, por que nos abandonaste
para sempre?
Por que estás irado
com as ovelhas do teu rebanho?

2 Lembra do teu povo,
que há tanto tempo escolheste
para ser teu
e que livraste da escravidão
para ser a tua própria gente.
Lembra do monte Sião, onde moraste.

3 Vem e anda sobre estas ruínas sem fim;
os nossos inimigos destruíram
tudo o que estava no Templo.

4 No teu Templo os teus inimigos
gritaram de alegria
e ali puseram as suas bandeiras
como sinal de vitória.

5 Eles pareciam lenhadores
cortando árvores com os seus machados.

6 Com os seus machados e marretas,
destruíram todos os enfeites
de madeira.

7 Arrasaram e incendiaram o teu Templo;
profanaram o lugar onde és adorado.

8 Eles resolveram nos esmagar
completamente;
queimaram todos os lugares santos
da terra de Israel.

9 Já não temos os milagres
que esperávamos,
não há mais profetas,
e ninguém sabe quanto tempo
isso vai durar.

10 Ó Deus, até quando os nossos inimigos
vão zombar de nós?
Será que eles vão te insultar
para sempre?

11 Por que não quiseste nos ajudar?
Por que ficas de braços cruzados?

12 Mas tu, ó Deus, tens sido o nosso Rei
desde o princípio
e nos salvaste muitas vezes.

13 Com o teu grande poder,
dividiste o Mar
e esmagaste as cabeças
dos monstros marinhos.

14 Esmagaste as cabeças
do monstro Leviatã
e deste o seu corpo
para os animais do deserto comerem.

15 Fizeste com que corressem
fontes e riachos
e secaste grandes rios.

16 Criaste o dia e a noite,
puseste o sol, a lua e as estrelas
nos seus lugares.

17 Marcaste os limites da terra
e fizeste o verão e o inverno.

18 Ó Senhor Deus, lembra
que os teus inimigos zombam de ti!
Lembra que eles não têm juízo
e xingam o teu nome.

19 Não entregues o teu povo explorado
aos seus inimigos cruéis.
Não esqueças para sempre
do teu povo perseguido.

20 Lembra da aliança que fizeste,
pois há violência
em cada canto escuro do país.

21 Não deixes que os perseguidos
sejam humilhados,
mas permite que os pobres
e os necessitados te louvem.

22 Levanta-te, ó Deus, e defende
a tua causa!
Lembra que gente sem juízo zomba de ti
o dia todo.

23 Não esqueças os gritos de raiva
dos teus inimigos
nem do barulho constante
dos teus adversários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário