Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Salmos 1 a 2 (dia 120) + Jó 40 a 42

Jó 41

Quem pode enfrentar o monstro Leviatã?


1 “E, quanto ao monstro Leviatã, será que você pode pescá-lo com um anzol

ou amarrar a sua língua com uma corda?


2 Você é capaz de passar uma corda pelo nariz dele

ou furar o seu queixo com um gancho?


3 Será que ele vai pedir que você o solte

ou implorar que tenha dó dele?


4 Será que ele vai fazer um trato com você,

prometendo trabalhar para você o resto da vida?


5 Será que você vai brincar com ele, como se fosse um passarinho?

Você vai amarrá-lo, a fim de servir como um brinquedo para as suas empregadas?


6 Será ele vendido por um grupo de pescadores?

Será que para isso o cortarão em pedaços?


7 Será que você pode enterrar lanças no seu couro

ou fincar arpões de pesca na sua cabeça?


8 Tente encostar a mão nele, e será uma vez só,

pois você nunca mais esquecerá a luta.


9 Só de olhar para o monstro Leviatã

as pessoas perdem toda a coragem e desmaiam de medo.


10 Se alguém o provoca, ele fica furioso.

Quem se arriscaria a desafiá-lo?


11 Quem pode enfrentá-lo sem sair ferido?

Ninguém, no mundo inteiro.


12 “Agora vou falar das pernas do Leviatã,

do seu tamanho e da sua força sem igual.


13 Quem pode arrancar o couro que o cobre

ou furar a sua dupla couraça?


14 Quem é capaz de fazê-lo abrir a sua queixada

rodeada de dentes terríveis?


15 As suas costas são cobertas de fileiras de escamas

ligadas umas com as outras e duras como pedras.


16 Estão coladas tão bem umas nas outras,

que nem o ar passa entre elas.


17 Estão ligadas entre si e bem coladas,

de modo que ninguém pode separá-las.


18 Quando o Leviatã espirra, saem faíscas;

os seus olhos brilham como o sol ao amanhecer.


19 A sua boca lança chamas,

e dela saltam faíscas de fogo.


20 O seu nariz solta fumaça,

como a de galhos que queimam debaixo de uma panela.


21 O seu sopro acende o fogo,

e da sua boca saem chamas.


22 A sua força está no pescoço,

e a cara dele mete medo em todo mundo.


23 No seu couro não existe ponto fraco;

ele é firme e duro como ferro.


24 O seu coração cruel não tem medo;

é duro como uma pedra de moinho.


25 Quando ele se levanta, até os mais fortes ficam apavorados;

o medo os impede de agir.


26 Não há espada que consiga feri-lo,

nem lança, nem flecha, nem arpão.


27 Para ele, o ferro é como palha,

e o bronze, como pau podre.


28 As flechas não o fazem fugir.

Jogar pedras nele é como jogar capim.


29 Bater nele com um porrete

é o mesmo que bater com uma torcida de palha;

ele zomba dos homens que lhe atiram lanças.


30 A sua barriga é coberta de cacos pontudos,

que reviram a lama como se fossem uma grade de ferro.


31 Ele agita o mar e o faz ficar como água que ferve na panela,

como o óleo fervendo no caldeirão.


32 Ele vai deixando na água um rastro luminoso,

como se o mar tivesse uma cabeleira branca.


33 Não há nada neste mundo que se compare com ele,

pois foi feito para não ter medo.


34 O Leviatã olha para tudo com desprezo

e entre todas as feras orgulhosas ele é rei.”




Jó 42


Última resposta de Jó a Deus

(42:1-6)


1 Então, em resposta ao Senhor, Jó disse:


2 “Eu reconheço que para ti nada é impossível

e que nenhum dos teus planos pode ser impedido.


3 Tu me perguntaste como me atrevi

a pôr em dúvida a tua sabedoria,

visto que sou tão ignorante.

É que falei de coisas que eu não compreendia,

coisas que eram maravilhosas demais para mim

e que eu não podia entender.


4 Tu me mandaste escutar o que estavas dizendo

e responder às tuas perguntas.


5 Antes eu te conhecia só por ouvir falar,

mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos.


6 Por isso, estou envergonhado de tudo o que disse

e me arrependo, sentado aqui no chão, num monte de cinzas.”




Cena final
(42:7-17)


Os três amigos de Jó

7 Depois que acabou de falar com Jó, o Senhor disse a Elifaz, da região de Temã:
— Estou muito irado com você e com os seus dois amigos, pois vocês não falaram a verdade a meu respeito, como o meu servo Jó falou.

8 Agora peguem sete touros e sete carneiros, levem a Jó e ofereçam como sacrifício em favor de vocês. O meu servo Jó orará por vocês, e eu aceitarei a sua oração e não os castigarei como merecem, embora vocês não tenham falado a verdade a meu respeito, como Jó falou.

9 Então Elifaz, que era da região de Temã, Bildade, que era da região de Sua, e Zofar, que era da região de Naamá, foram e fizeram o que o Senhor havia mandado, e ele aceitou a oração de Jó.



A nova família de Jó

10 Depois que Jó acabou de orar pelos seus três amigos, o Senhor fez com que ele ficasse rico de novo e lhe deu em dobro tudo o que tinha tido antes.

11 Todos os seus irmãos e irmãs e todos os seus amigos foram visitá-lo e tomaram parte num banquete na casa dele. Falaram de como estavam tristes pelo que lhe havia acontecido e o consolaram por todas as desgraças que o Senhor havia feito cair sobre ele. E cada um lhe deu dinheiro e um anel de ouro.
12 O Senhor abençoou a última parte da vida de Jó mais do que a primeira. Ele chegou a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, dois mil bois e mil jumentas. 13 Também foi pai de sete filhos e três filhas. 14 À primeira deu o nome de Jemima; à segunda chamou de Cássia; e à terceira, de Querém-Hapuque.

15 No mundo inteiro não havia mulheres tão lindas como as filhas de Jó. E o pai as fez herdeiras dos seus bens, junto com os seus irmãos.
16 Depois disso, Jó ainda viveu cento e quarenta anos, o bastante para ver netos e bisnetos. 17 E morreu bem velho.




Salmos 1


Primeiro livro

(Salmos 1-41)


A verdadeira felicidade


1 Felizes são aqueles

que não se deixam levar

pelos conselhos dos maus,

que não seguem o exemplo

dos que não querem saber de Deus

e que não se juntam com os que zombam

de tudo o que é sagrado!


2 Pelo contrário, o prazer deles

está na lei do Senhor,

e nessa lei eles meditam dia e noite.


3 Essas pessoas são como árvores

que crescem na beira de um riacho;

elas dão frutas no tempo certo,

e as suas folhas não murcham.

Assim também tudo o que

essas pessoas fazem dá certo.


4 O mesmo não acontece com os maus;

eles são como a palha

que o vento leva.


5 No Dia do Juízo eles serão condenados

e ficarão separados

dos que obedecem a Deus.


6 Pois o Senhor dirige e abençoa

a vida daqueles que lhe obedecem,

porém o fim dos maus

são a desgraça e a morte.




Salmos 2


O rei escolhido por Deus


1 Por que as nações pagãs

planejam revoltas?

Por que os povos fazem planos

tão tolos?


2 Os seus reis se preparam,

e os seus governantes fazem planos

contra Deus, o Senhor,

e o rei que ele escolheu.


3 Esses rebeldes dizem:

“Vamos nos livrar do domínio deles;

acabemos com o poder

que eles têm sobre nós.”


4 Do seu trono lá no céu

o Senhor ri e zomba deles.


5 Então, muito irado, ele os ameaça

e os assusta com o seu furor.


6 Ele diz: “Já coloquei o meu rei

no trono

lá em Sião, o meu monte santo.”


7 O rei diz: “Anunciarei

o que o Senhor afirmou.

O Senhor me disse:

‘Você é meu filho;

hoje eu me tornei seu pai.


8 Peça, e eu lhe darei todas as nações;

o mundo inteiro será seu.


9 Com uma barra de ferro,

você as quebrará

e as fará em pedaços

como se fossem potes de barro.’ ”


10 Agora escutem, ó reis;

prestem atenção, autoridades!


11 Adorem o Senhor com temor.

Tremam e se ajoelhem diante dele;


12 se não, ele ficará irado logo,

e vocês morrerão.

Felizes são aqueles que buscam

a proteção de Deus!



Nenhum comentário:

Postar um comentário